O regresso do ABC/UMinho às competições europeias fica marcado por uma derrota. Na Turquia, os minhotos perderam com o Besiktas por 33-31, no jogo de abertura do Grupo D da Liga Dos Campeões de andebol.
O normal seria o Besiktas receber os campeões nacionais na sua casa, em Istambul. Por razões alheias à formação minhota, Izmit – a 100 quilómetros de Istambul – foi o palco escolhido para a estreia do ABC/UMinho nas competições europeias.
Até foi a formação da cidade de Braga a entrar melhor na partida, com Pedro Spinola a fazer o primeiro golo da partida. Nos primeiros dez minutos do encontro, a formação bracarense surpreendia a Europa pela liderança no marcador até ao 9-8.
Ramazan Dore. Este nome dificilmente será esquecido pelos homens de Carlos Resende. O jogador da formação turca foi o principal responsável pelo fim da hegemonia bracarense no encontro. Aos 30 minutos, o Besiktas vencia por 21-18, com Dore em grande destaque na equipa dos “Eagles”.
Na segunda metade, mais Besiktas. Aos 38 minutos a formação turca aumentava a vantagem para 27-21, mas o ABC/UMinho apenas precisou de dez minutos para reduzir a diferença para dois golos (28-26). Nesta fase da partida, a formação minhota estava focada em conseguir o empate, mas o guardião turco, Yunus Ozmusul revelou-se uma verdadeira muralha.
No final o marcador assinalava 33-31 a favor da formação da casa, com Dore a ser responsável por nove golos turcos. A estreia de sonho da formação lusa – a única equipa portuguesa em prova – ficou à distância de três golos. Pedro Spínola, Diogo Branquinho e Hugo Rocha, todos com seis golos, foram os artilheiros de serviço dos minhotos.
O jogador, Hugo Rocha admitiu que o ABC/UMinho “quer ficar no segundo lugar do grupo”, posto que garante a passagem à próxima fase. Na segunda jornada, no dia 1 de Outubro, os bracarenses recebem os dinamarqueses do TTH Holstebro.