O AC Fafe venceu, esta quarta-feira, o São Mamede por 28-26. A contar para a 4ª jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1, viveu-se um encontro intenso com um cruzar de forças bastante equilibrado.
Depois das derrotas com o ABC Braga e com o Sporting, a equipa da casa sentia-se obrigada a pontuar. No entanto, foram os adversários que arrancaram melhor na partida, chegando a vencer por um parcial de 1-4. No entanto, a formação de José António Silva não se deixou abalar, colocando a vantagem a seu favor (8-4). Até ao período de descanso, os minhotos estiveram sempre a vencer, mas a equipa de Matosinhos rapidamente se aproximou, diminuindo a desvantagem para 14-13.
A segunda parte do encontro ficou marcado por um jogo “taco a taco” , em que as duas equipas estiveram na frente e também perderam a liderança no marcador. Como quem não marca, sofre, o São Mamede acabou por voltar para a frente do marcador (14-15). A pressão por parte dos adversários acabou por surtir efeito, aumentando a vantagem em relação aos fafenses (18-22). Contudo, os caseiros acreditavam que era possível dar a volta, apesar do pouco tempo na partida. Por intermédio de Vasco Santos e Tiago Gonçalves, os fafenses rapidamente inverteram o resultado (26-24).
Os últimos minutos do encontro foram ferverosos, com as duas equipas na tentativa de arrecadar os três pontos. Apesar do São Mamede ter reduzido a desvantagem através de um livre de sete metros, foram os minhotos que, de seguida, aumentaram a vantagem para 27-25, com assinatura de Vasco Santos. Quando faltava apenas um minuto para o desfecho da partida, João Baltazar volta a reduzir para os visitantes (27-26), as de nada serviu. O caseiro João Fernandes apontou o último golo do encontro e confirmou a vitória do conjunto de Fafe.
Após um fraco início no campeonato, o AC Fafe arrecada três pontos, ficando na 11ª posição da tabela classificativa (com cinco pontos e menos um jogo).
Este fim-de-semana, as duas equipas voltam a entrar em campo, com o São Mamede a receber o ABC Braga (sábado, dia 24) e o AC Fafe a defrontar o Arsenal, no próximo domingo.