O ABC/UMinho perdeu com o HBC Nantes por 35-33, num jogo a contar para a terceira jornada do Grupo D da Liga dos Campeões de Andebol. A equipa minhota perdeu o segundo encontro nesta competição, mas a sua qualificação para a próxima fase ainda está em jogo.

As várias ausências – como José Costa, Ricardo Pesqueira e Pedro Spínola – deixavam a equipa condicionada frente ao atual líder do campeonato francês. A superioridade dos caseiros ficou visível logo nos primeiros minutos do jogo, com o Nantes a vencer o ABC Braga por 8-4. Contudo, os bracarenses nunca baixaram os braços, acreditando que era possível voltar a terras lusas com uma vitória. A pressão dos franceses tentava intimidar a defesa dos visitantes. No entanto os bracarenses conseguiam proteger-se dos ataques do Nantes. Antes do intervalo, os minhotos acumulavam alguns contra-ataques desperdiçados, saindo para o balneário a perder por 20-16.

Na segunda parte do jogo, os portugueses entraram melhor, com Hugo Rocha a ajudar a encurtar a desvantagem no marcador (23-21). Os ataques da equipa portuguesa continuavam a pressionar a baliza do Nantes, com André Gomes a reduzir para um ponto a desvantagem dos minhotos (23-22). Os períodos que se seguiram mostraram claro equilíbrio entre as duas equipas, com os bracarenses a chegarem ao empate.

Nos últimos dez minutos do encontro, o resultado continuava em aberto, com uma desvantagem mínima para a formação portuguesa (30-29). O fervor que se vivia nas bancadas em apoio à equipa da casa transformou-se num parcial de 3-0 para o Nantes.

Carlos Resende rapidamente arriscou no ataque dos minhotos, resultando em vários lances de perigo contra o adversário. os caseiros sofreram até os últimos 15 segundos do fim da partida, com o ABC Braga a apostar tudo na zona atacante. Apesar da pressão exercida pelos bracarenses, o Nantes saiu do terceiro encontro da fase da Liga dos Campeões com uma vitória por 35-33.

Apesar das duas derrotas fora, as contas de acesso à próxima fase ainda não estão fechadas para os minhotos. O ABC Braga ocupa a penúltima posição no grupo com apenas uma vitória. Já o Nantes regista duas vitórias e um empate na fase de grupos.

Na próxima jornada da Liga dos Campeões os bracarenses vão receber o Dinamo Bucuresti em jogo decisivo. Este encontro vai ter lugar nos dias 15 (sábado) deste mês.