De 25 a 30 de outubro, a cidade barcelense acolheu a 15.ª edição da Festa Mundial da Animação. Vários nomes ligados ao cinema de animação marcaram presença, como Barry Purves, nomeado para um BAFTA, Oscar e Cartoon D’or, ou Rita Sampaio, animadora no filme “A Ovelha Choné”.
A capital do artesanato foi, desta vez, invadida por curtas e filmes animados, workshops para os mais interessados, bem como palestras. A vereadora da Educação da autarquia salientou, no dia de encerramento do evento, a importância deste tipo de projetos na cidade. Maria Armandina Saleiro explicou que é possível, para além da divulgação dos produtos barcelenses, dar novas dinâmicas ao espaço barcelense e novos interesses tanto aos mais jovens como aos mais velhos.
No dia 29, no auditório da Câmara Municipal de Barcelos, com uma plateia preenchida, conheceram-se os vencedores do Prémio Nacional da Animação (PNA) em cada uma das três categorias em competição, Escolas, Oficinas e Profissionais.
Quanto à categoria Escolas, as grandes vencedoras foram Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, alunas do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com o documentário animado “Pronto, era assim”. Complementado com animações 2D, trata-se de um stop motion que traz a história de vida de seis idosos. Sob a forma de entrevista, o grupo dá voz a objetos. Para além do prémio Escolas, as duas estudantes levaram também para casa o prémio do público, uma abóbora, alusiva ao Halloween.
Dentro da categoria Oficinas, a curta vencedora foi “Da janela da minha escola”, realizada por crianças do terceiro ano, com a orientação de Tânia Duarte/Bichinho de Animação. A paisagem de sobreiros em Abrantes é o cenário da curta, com uma técnica de stop motion e desenho. Nesta peça, alerta-se para os benefícios da cortiça extraída do sobreiro e dá-se a conhecer um pouco de São Miguel de Rio Tinto.
Antes da entrega do último PNA, Barry Purves fez um discurso onde elogiou a reação forte que teve por parte da cidade e também os bolos que promete levar de volta consigo. Um conselho que apontou foi que os interessados em cinema de animação apostem mais nas técnicas visuais em vez do argumento.
Depois do discurso, Paula Tavares, diretora da Escola Superior de Design do IPCA, entregou o prémio Profissionais a Ana Carina Estróia, produtora do filme “Estilhaços”, com realização de José Miguel Ribeiro. Seguiram-se muitos aplausos e felicidade estampada na cara do público. A curta de animação remete-nos para a forma como a Guerra se instala no interior do ser humano, que a vive nos olhos, e que, depois de vários anos passados e a quilómetros de distância, contamina os outros seres.
À conversa com o tesoureiro da direcção, Miguel Pires Matos diz-nos que o evento deste ano teve um balanço bastante positivo, todos os objetivos foram concretizados, “mas há sempre coisas para melhorar”. O principal objetivo da Casa da Animação é dar aos estudantes uma oferta formativa que os inicie nesta área e que os lance para um futuro mais próspero.
Depois da entrega de prémios Jorge Ribeiro, presidente da direção da CDA, convidou os presentes para uma ida à Casa do Vinho festejar, com comes e bebes e muita animação.
Esta 15.ª edição da Festa Mundial da animação teve 20 cidades aderentes e Barcelos foi a quarta portuguesa a receber o evento. Montemor-o-Velho, Lousada e Porto foram as cidades anteriores.