A Avenida Central conheceu, na manhã deste domingo, um ritmo diferente. O centro histórico de Braga encheu-se com centenas de pessoas que participaram e assistiram à 3º edição da Corrida e Caminhada Vital contra o AVC.
Às 10h00 em ponto foi dado o sinal de partida. Os primeiros a sair foram os cerca de 550 participantes da corrida. Após o disparo dado pelo presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, José Castro Lopes, os participantes tiveram pela frente nove quilómetros de prova. Minutos depois, foi a vez de 650 participantes darem início a uma caminhada de três quilómetros.
“O nosso objetivo é sensibilizar a população para o AVC”, sublinha Carla Ferreira, neurologista e co- responsável da unidade AVC do Hospital de Braga. “É a principal causa de mortalidade em Portugal e também a principal causa de incapacidade na Europa. Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para diminuir a incidência e a recorrência desta doença”, reforça.
Segundo a organização, a escolha pela caminhada e pela corrida não é aleatória. “Há pessoas que não podem correr e mesmo assim devem fazer exercício. Além disso, na caminhada podem participar muitos doentes com AVC e temos, de facto, pessoas com AVC a participar”.
Esse foi o caso de Ricardo Moreira. O homem de 38 anos deu entrada, no Hospital de Braga, há cerca de quatro anos com um AVC. Hoje ainda não tem facilidade em falar, mas isso não o impede de participar nesta iniciativa com a família. “Achamos importante a divulgação da doença porque isto não acontece só aos mais velhos. Cada vez mais acontece às pessoas jovens. E é bom dar a conhecer o que se pode fazer para prevenir e conhecer as associações e os médicos”, disse Cândida Rodrigues, mulher de Ricardo.
No fim da prova, foram atribuídos prémios aos três primeiros lugares femininos e masculinos. Rui Borges e Joana Fernandes, do SC Braga, e Rui Fernandes, Leandro Martins, Sara Oliveira e Adriana Costa, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, subiram ao pódio.
Em simultâneo com as provas, decorreram, na Avenida Central, rastreios para a avaliação dos principais fatores de risco vascular.
A corrida e caminhada vital contra o AVC é uma iniciativa anual organizada pelo Hospital de Braga, o NEMUM, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral e a Câmara Municipal de Braga.