Diogo Cunha, vice-presidente do Departamento Pedagógico da atual direção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), é o primeiro candidato à presidência do mais alto cargo da associação de estudantes minhota.

O estudante de Mestrado em Engenharia Industrial anunciou na sua página pessoal da rede social Facebook a sua candidatura, pretende uma associação académica “mais comprometida com as suas maiores dificuldades e necessidades, num exercício que se pretende mais aberto e mais transparente”.

Leia aqui na íntegra o anúncio de Diogo Cunha

Este anúncio marca uma rutura com a atual direção da AAUM, da qual faz parte. Diogo Cunha refere a experiência como marco importante: “Esta candidatura conta com a experiência amadurecida de quem conhece por dentro as virtudes e os defeitos da actual AAUM”, afirma.

Nuno Gonçalves/UM Dicas

Nuno Gonçalves/UM Dicas

Além de pertencer à atual direção da associação académica, o estudante de 25 anos fez ainda parte da última lista de Carlos Videira, no ano letivo 2014/2015. A abstenção nas últimas eleições é outra das preocupações do candidato: “Num caminho virtuoso que acreditamos capaz de mobilizar e envolver mais estudantes na vida da nossa Academia, combatendo a expressão esmagadora da abstenção que tem marcado as eleições dos últimos anos”.

Ainda sem data marcada para as eleições académicas, falta saber se Diogo Cunha será o único candidato à presidência, estando a recandidatura do atual dirigente, Bruno Alcaide, por confirmar.