O Movimento Menos Olhos que Barriga (MMOB) celebrou, na segunda-feira, o Dia Mundial da Alimentação com uma patrulha nas cantinas de Azúrem e Gualtar.

O movimento, que têm como objetivo sensibilizar os alunos para o desperdício alimentar, contou com a colaboração de vários voluntários do MMOB que alertaram, durante o almoço, a comunidade académica para o propósito do projeto. Como forma de incentivo, foi oferecida uma fatia de bolo aos estudantes que apresentaram o prato limpo após a o final da refeição.

Vânia Lima, uma das organizadoras do MMOB acredita que “o facto de os alunos terem uma recompensa por comerem tudo é um incentivo e faz com que ganhem uma ligação ao Movimento. Para além disso, é uma boa maneira de dar a conhecer o projeto.”

Para Tatiana Teixeira, estudante de mestrado em Psicologia Aplicada e recém-chegada à academia minhota, é um projeto interessante e que têm resultado muito bem: “Como nova aluna da UMinho não fazia ideia que podia pedir menos comida. Esta iniciativa esclareceu-me em relação a isso e certamente mudarei de atitude”.

Os dinamizadores e voluntários do projeto que apoia várias Instituições Particulares de Solidariedade Social dos concelhos de Braga e Guimarães consideram que a primeira patrulha do ano letivo presente teve um balanço positivo.

No futuro, o movimento procurará dinamizar atividades do género e inovar a sua atuação que tanto têm contribuído para mudar o panorama do desperdício alimentar.

                                                                      Texto: Mara Ribeiro e Henrique Ferreira