As eleições para os representantes dos estudantes no Senado Académico estão marcadas para 28 de novembro. O Calendário Eleitoral foi aprovado na passada sexta-feira, em conjunto com o Regulamento Eleitoral, pelo reitor da Universidade do Minho (UM), António Cunha.
A campanha eleitoral terá lugar entre os dias 21 e 25 do mesmo mês, e os novos representantes dos alunos tomarão tomarão posse dia 5 de dezembro. Todos os alunos de todos os ciclos de estudo podem votar, “desde que não tenham uma relação jurídica de emprego com a Universidade do Minho”, segundo o Regulamento Eleitoral.
O Calendário Eleitoral, integrado no Regulamento Eleitoral, estipula ainda que as listas de candidatos devem ser entregues nos dias dois e três de novembro, e devem incluir três membros efetivos e seis suplentes. Os elementos da lista devem representar dois ciclos de estudos diferentes.
As listas devem ainda identificar um mandatário e recolher entre 100 a 200 subscrições para serem aceites. São também obrigadas a apresentar um documento em que “sejam enunciados os princípios orientadores da candidatura”, para posterior publicação. As listas definitivas são publicadas a 16 de novembro.
O Senado Académico é um órgão consultivo composto pelo reitor, presidentes das escolas e institutos, responsáveis dos conselhos pedagógicos das unidades orgânicas, presidente do Conselho Cultural, administrador da Universidade, administrador dos Serviços de Ação Social, presidente da AAUM, um estudante por cada Conselho Pedagógico das unidades orgânicas, três representantes dos estudantes, três representantes dos professores e investigadores doutorados, e dois representantes do pessoal não docente e não investigador.