Com projetos de música eletrónica vanguardistas, o Semibreve continuou ontem nas habituais salas de espetáculos de Braga. Mas a música também chegou a novos e improváveis locais. O Seminário foi um deles.

Christina Vantzou, acompanhada pelo grupo bracarense Emsemble Harawi, inaugurou, de tarde, uma nova sala para o festival. Na Capela Imaculada do Seminário Menor, a artista belga casou a música de câmara com música eletrónica minimalista. O resultado foi um som pós-clássico transcendente que se difundiu pela igreja. E que conquistou a plateia.

Enquanto a noite caía, Rashad Becker + Moritz von Oswald estreavam-se em Portugal. O concerto, que começou com o piano a tocar notas deslocadas, tornou-se progressivamente num festival de sons eletrónicos tenebrosos que envolveram a sala numa aura assombrosa.

Mas a espera de uma atuação memorável estava reservada para Tyondai Braxton. E o antigo líder da banda Battles não desiludiu. Braxton apareceu em palco por volta das 23h00, acompanhado por projeções de distorções e ruídos gráficos. Os bancos do Theatro Circo não impediram o público de bater o pé nem de mexer a cabeça ao som da música. Na hora de se despedir, Braxton agradeceu as longas e sentidas palmas do auditório. Nem a falha num fio da mesa de mistura tirou a boa disposição ao músico.

António Ferreira Borges/SEMIBREVE

António Ferreira Borges/SEMIBREVE

Na hora de migrar para o GNRation, Laurel Halo esperava o público. A artista norte-americana deu música a uma Blackbox completamente lotada. O tom mais ambient foi transfigurando-se num techno experimental. Por toda a sala, grupos de pessoas dançaram animadamente ao som que saía da mesa de mistura da DJ. Foi assim que o público, anteriormente embalado entre as nuvens de fumo e o incenso de Jonathan Uliel Saldanha, voltou a despertar.

A noite no GNRation acabou com a segunda atuação de Ron Morelli nesta edição do festival. O artista norte-americano, que desta vez atuou com um DJ set, abraçou e deu seguimento à onda mexida que Laurel Halo plantou na BlackBox.

O Semibreve termina hoje, com mais concertos no Theatro Circo.