Outros tempos, novas inspirações. Este foi o mote da apresentação do livro “Povo que Ainda Canta”, da autoria de Tiago Pereira, baseado num sítio online inspirado na recuperação da música portuguesa, transportado para um programa na RTP. Num tom informal e com a presença do editor da obra, a sessão ocorreu ontem, na Livraria Centésima Página.
Foi um momento de partilha de histórias. O editor José Moças sentou-se junto do público, a conversar. Narraram-se histórias de emoções, sobretudo de nostalgia, captadas no decorrer das filmagens. O passado reviveu-se ao som de um cavaquinho, ou pela voz de um pastor, que dava largas à imaginação e criava parte do que hoje chamamos música tradicional.
A partir de várias filmagens de Tiago Pereira, no seu website, “Música portuguesa a gostar dela própria”, criou-se um novo programa, também ele passado na RTP1. Agora com o nome ligeiramente alterado, “O Povo que Ainda Canta”. A palavra “ainda” remete para a distância temporal da música que é cantada e para a vontade de não querer que seja esquecida.
Com a desconfiança das pessoas e alguma dificuldade por parte da equipa, no momento das filmagens, a equipa do projeto online cantava as mesmas músicas para a população. Conquistados pela atitude, “toda a gente saía das suas casas, ofereciam-nos comida, vinho e acabavam por se juntar”, contava José Moças, com alguma surpresa.
Questionado pelos presentes, José Moças apontou Quim Barreiros como “o representante máximo” daquilo que será uma recordação da música tradicional portuguesa. O editor mais acrescentou que muitos instrumentos musicais caíram no esquecimento, mas cada vez mais pessoas, sobretudo jovens, se interessam por aprender a tocá-los.
Cada exemplar contém um DVD com episódios da série, cancioneiros, fotografias e histórias vividas durante as gravações.
A fonte de inspiração para esta obra está num programa televisivo dos anos 70, intitulado “O Povo Que Canta”. Ainda a preto e branco, mostrava o caráter original e único dos cantares tradicionais da zona Norte à zona Sul de Portugal. Cerca de 40 anos depois, o programa ganhou um ar mais moderno e atual.
O lançamento ocorreu ontem, dia 13 de outubro, na livraria Centésima Página, em Braga. “Povo Que Ainda Canta” é o livro de Tiago Pereira, realizador e fundador do projeto “Música portuguesa a gostar dela própria”. José Moças reforçou tratar-se de “uma fonte de informação valiosa” e de uma “fonte de inspiração” para cantores da atualidade.
Fotografia: Gonçalo Costa
(peça redigida com a colaboração de Pedro Ribeiro)