São 20 anos de festival, por isso a festa tinha de ser rija na vila de Viana do Castelo. A mítica banda norueguesa “Mayhem” encabeça as primeiras confirmações do SWR Barroselas Metalfest. Para além do black metal destaca-se, a letras pequenas, a “Steelharmonics”. Um nome em estrangeiro, mas o grupo da terra. A “Banda de Escuteiros de Barroselas” já esteve no festival em 2012, e, na 20.º edição, a banda filarmónica volta para entoar hits da música pesada. Canções de “Black Sabbath” ou “Iron Maiden” podem ser algumas versões emanadas nas flautas transversais.
Mas o destaque vai mesmo para os “Mayhem”. A histórica banda já tem estória no Barroselas, sem nunca ter tocado. Em 2001, cancelaram o concerto à última da hora e, segundo a comunicação social e alguns locais, os metaleiros invadiram o cemitério da vila. Destruíram as campas e profanaram a moral local. Mas são estórias enterradas, a vila já ultrapassou o trauma e os festivaleiros podem esperar um dos concertos mais marcantes da história de Barroselas.
Ainda ao nível dos headliners há o death metal dos “Aborted”. Foi a primeira banda confirmada, pois fizeram-no assim que cancelaram o concerto na passada edição.
“Goldenpyre” voltam para um concerto de despedida. É a banda integrada pelos dois fundadores do festival. Para além deste regresso, há “The Ruins of Beverast”, “Avulsed”, “Lich King” e muito mais.
Mas é só a “ponta do iceberg”, segundo Ricardo Veiga, organizador do festival. Quando ainda faltam muitos nomes para anunciar, a promessa de Ricardo Veiga é de fazer “algo único” na vila minhota onde nasceu. De 28 a 30 de abril de 2017 a capital da música extrema é na vila do Alto Minho.