As eleições para a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) foram marcadas para dia 13 de dezembro. A decisão foi tomada ontem em Reunião Geral de Alunos (RGA) ordinária, em Azurém, que ficou marcada por uma grande afluência de alunos e durou perto de nove horas.
O ato eleitoral que define os órgãos de governo da AAUM está marcado para o dia 13 de dezembro. A campanha que antecede as eleições decorrerá entre cinco e 11 de dezembro, tendo as listas de candidatos de ser apresentadas até dia 25 deste mês.
Uma segunda volta – apenas possível caso haja três listas – decorrerá a 21 de dezembro, com a respetiva campanha a ter lugar entre 15 e 18 do mesmo mês.
A RGA de ontem viu uma grande afluência de estudantes – perto de 800 – o que tornou os processos de votação demorados. O processo mais longo foi o de eleição da Comissão Eleitoral – que passou a ser o primeiro ponto após alteração da ordem de trabalhos – e levou até que a mesa da Reunião Geral permitisse aos estudantes sair do auditório durante a votação – não podendo esses alunos voltar a entrar.
Até agora apenas duas listas se apresentaram como candidatas à direção da AAUM. Bruno Alcaide recandidata-se mas, ao contrário do ano passado, tem oposição, concretizada na lista de Diogo Cunha, atual vice-presidente do Departamento Pedagógico da associação.