Fernando Mendes, aluno de Mestrado de Engenharia Informática da Universidade do Minho, foi distinguido com o Prémio de Excelência e Coragem pela Feedzai. A distinção foi entregue no evento Pixel Camp, que decorreu de seis a oito de outubro, em Lisboa.
A empresa Feedzai atribui pela primeira vez o prémio que consiste no valor de um ano de propinas. Com o galardão, a empresa de machine learning (área da inteligência artificial) e big-data (grande armazenamento de dados) pretende valorizar e recompensar os estudantes de informática envolvidos em projetos de relevo ou que, de certa forma, contribuam para a indústria de open-source.
Em entrevista ao ComUM, Fernando Mendes, aluno distinguido, explica que para participar no evento e para concorrer ao prémio da Feedzai é necessário desenvolver trabalho em prol da comunidade de programação. “É algo que gosto de fazer quando tenho tempo livre”, acrescenta.
Para participar contam elementos como a biografia, o pitch escrito e os trabalhos anteriores. Neste último aspeto, Fernando Mendes traz consigo uma bagagem cheia de projetos: “Fiz parte da direção do CeSIUM (Centro de Estudantes de Engenharia Informática) durante os últimos anos, ajudei a organizar conferências e hackathons, dei várias palestras pela Universidade e faço ainda parte da organização do CoderDojo Minho, uma iniciativa que procura ensinar crianças dos 7 aos 17 a programar.” O aluno desvenda, também, que atualmente está a iniciar um novo projeto de voluntariado “ainda numa fase embrionária.”
O estudante da UMinho afirma que vê o prémio como uma recompensa pelo esforço que fez no passado, confessando que não sabe que oportunidades poderão surgir no futuro.
Para além de Fernando Mendes, a Feedzai distingui Catarina Maçãs, aluna do Programa Doutoral em Ciências e Tecnologias da Informação da Universidade de Coimbra.