O ABC de Braga/Universidade do Minho deslocou-se ao Pavilhão Casal Vistoso, em Lisboa, para derrotar o Sporting CP por 23-26, e protagonizar a grande surpresa da 17.ª jornada do Campeonato Nacional Andebol 1.
Com uma formação cem por cento portuguesa, o ABC arrecadou um triunfo incontestável, tendo comandado o marcador durante mais de 40 minutos. Apesar da entrada aguerrida dos bracarenses, os leões conseguiram ser mais eficazes em todas as fases do jogo, pelo que apenas permitiram que os visitantes passassem para a frente do marcador à passagem dos doze minutos de jogo.
Com o ABC na frente e a controlar, surgiu um dos lances capitais do encontro. Aquela que é considerada unanimemente como uma das melhores duplas de arbitragem portuguesas cometeu um erro crasso de avaliação que podia ter custado muito caro à formação minhota, ao sancionar Nuno Grilo com um cartão vermelho.
Carlos Resende foi obrigado a alterar rapidamente os planos que tinha para o jogo e mostrou uma vez mais a razão pela qual é elevado ao mais alto patamar dos treinadores nacionais. Beneficiado do referido imbróglio, Sporting conseguiu esboçar um ténue rugido porém foi prontamente “abafado” pelas tácticas do timoneiro academista e o ABC foi para o descanso a vencer por 11-12.
Os leoninos entraram no segundo tempo muito concentrados e compactos pelo que naturalmente conseguiram chegar ao empate. Na resposta, o trio formado por Pedro Spínola, Pedro Marques e Huberto Gomes elevou o seu jogo e a partir deste momento foi sempre a somar.Já nos segundos finais, André Gomes e o guarda-redes Emanuel Ribeiro, bem como o sportinguista Michal Kopco receberam ordem de exclusão devido a um desaguisado entre os jogadores.
Pedro Spínola, com oito golos em 10 remates, foi o melhor marcador do ABC (e do jogo), seguido de Pedro Seabra, com quatro golos em oito remates, do regressado Carlos Martins (3/5) e o aniversariante Hugo Rocha (3/6). Em declarações ao ComUM, o atleta do Sporting Pedro Portela referiu que “este não era o resultado esperado, principalmente em casa”. Portela, no entanto, estava ciente que “o ABC iria causar dificuldades”.
Com este triunfo, oABC de Braga aproxima-se do grupo da frente, e tentará manter esta tendência já na próxima terça-feira frente AA São Mamede, no Pavilhão Flávio Sá Leite.