A escola de artes “Art’É Vida” apresentou ontem o seu espetáculo de Natal, no Teatro Gil Vicente, em Barcelos. O espetáculo, que deliciou todos os presentes, foi composto por duas partes, uma envolvendo dança e a outra música e teatro. Esta última, uma adaptação baseada em “Um conto de Natal” com músicas adaptadas pela academia: o instrumental de alguns clássicos dos “ABBA” e letras originais.
Abre-se a cortina e surge uma bailarina. Começa a música e aparecem todas as outras, dançando ballet. Seguiram-se as danças orientais, que fixaram o público ao palco. Danças urbanas, como hip-hop foram também apresentadas. A primeira parte terminou com contemporâneo que, por sua vez, arrepiou os presentes.
Sobe novamente o pano. A narradora apresenta Elvira, uma mulher rica, cuja sócia, Maria, havia falecido. “Dona de uma frieza interior”, não dava dinheiro para a caridade, nem se importunava com a doença de Artur, filho da sua empregada.
Na noite de Natal, enquanto dormia, a senhora avarenta recebe a visita do fantasma de Maria. “Muda, muda Elvira” avisa-a, anunciando a vinda de três fantasmas “Passado, presente e futuro verás”.
Soa a primeira badalada da madrugada e surge o fantasma do passado. Elvira vê como “o dinheiro não compra a alegria” e como era feliz. Ao segundo toque do relógio, aparece o vulto do presente. A empresária, assustada, vê o amor e a pobreza presentes na mesa de Natal da sua empregada.
“De que vale o dinheiro comprar se não tens amor para dar?”, pergunta o fantasma a Elvira. O fantasma do futuro mostra a morte dela senhora e de Artur, com um alerta: “És tão avarenta, mas ainda há tempo deste fim mudar”. “Eu juro que vou mudar”, promete antes de adormecer novamente. Quando acorda, “não era a mesma Elvira”. Havia agora “um coração que finalmente se abrira ao mundo”.
O espetáculo terminou com muitos aplausos. Os presentes mostravam-se orgulhosos dos pequenos atores, bailarinos e cantores.
A diretora artística da “Art’É Vida”, Iolanda Linhares, destacou que todo o espetáculo foi feito com muito empenho e alegria. “Foi o melhor presente de Natal que qualquer professor podia receber. Estão todos de parabéns”. A dirigente sublinhou ainda a cumplicidade de todos os professores, alunos e pais: “Somos uma família. Estamos todos juntos neste comboio de amizade e honestidade”.
Durante o mês de dezembro, o Teatro Gil Vicente exibirá outros filmes e espetáculos culturais das diversas academias de Barcelos.