O presidente eleito da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Bruno Alcaide, informou que vai adiar a sua tomada de posse, uma vez que quer assistir à investidura de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos da América, que decorre sensivelmente à mesma hora.

Num comunicado, impresso em rascunho para não gastar muita tinta, Alcaide diz fazer questão de “ter a CNN ligada para assistir à tomada de posse do Sr. Trump”, adiantando que o vai fazer “no conforto da sede distrital do PSD”, no centro de Braga. Questionado sobre o motivo pelo qual o vai fazer na sede social-democrata, Bruno Alcaide alega que não pode “dedicar todo o seu tempo à causa académica”, acrescentando que “tem de preparar o seu futuro”.

Quem não ficou agradado com esta mudança de última hora foi o reitor da UMinho. Fonte da reitoria disse ao InComUM que António Cunha tinha “tudo preparado”, incluindo o coffee-break “com cápsulas da Nespresso”. No entanto, o reitor minhoto não se opôs a uma alteração da data da cerimónia.

A tomada de posse do reeleito presidente da AAUM ficou marcada para o próximo sábado, 28 de Janeiro, no salão nobre da reitoria. São esperadas mais de dez pessoas na sessão solene.