O Juventude de Viana venceu, este sábado, a AD São Joanense por 9-1, em jogo da 14ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Os minhotos alcançaram o quarto triunfo consecutivo, desta feita frente ao último classificado da competição.
No Pavilhão de Monserrate, o rumo da partida começou a desenhar-se cedo. Aos dois minutos, os vianenses tiveram a sua primeira oportunidade, mas António Silva desperdiçou. Aos cinco minutos, a formação orientada por Ricardo Garrido quebrou o nulo no marcador, com um golo de André Azevedo (1-0).
Após uma sucessão de faltas, de ambos os lados, a Juventude de Viana voltou a mexer com o resultado. Francisco Silva assistiu Diogo Fernandes, que ampliou a vantagem da equipa (2-0). O desequilíbrio do encontro confirmou-se depois de uma nova assistência inspirada de Francisco Silva, aos 16 minutos, que deu mais um golo aos minhotos, desta vez da autoria de António Silva (3-0).
Aos 20 minutos, os visitantes beneficiaram do livre direto que penalizava a décima falta da Juventude, mas Pedro Cerqueira não foi capaz de reduzir. Quando Joaquim Pinto apitou para o final da primeira parte, o emblema de Viana do Castelo contava, assim, com uma vantagem confortável de três golos.
Se os primeiros 25 minutos do encontro tiveram um sentido único, esse foi intensificado na segunda metade. Diogo Fernandes desperdiçou o livre direto resultante da décima falta do conjunto de São João da Madeira, mas a equipa manteve-se inabalável. Aos quatro minutos do segundo tempo, Gustavo Lima fez o quarto e, dois minutos depois, bisou, aumentando a goleada dos minhotos (5-0).
Entre oportunidades falhadas da linha dos sete metros e cartões azuis, o jogo desenrolou-se com um domínio quase absoluto dos vianenses. A 25 segundos do final da partida, com uma pesada desvantagem de nove golos, os alvinegros marcaram o golo de honra, por Pedro Cerqueira (9-1).
Depois da vitória fácil, os homens de Ricardo Garrido confirmaram o bom momento no campeonato, mantendo-se na sexta posição da tabela classificativa. Na próxima jornada, os minhotos deslocam-se ao reduto do FC Porto.