Apresentação de relatórios de contas e atividades e consecutiva aprovação resumem uma Reunião Geral de Alunos (RGA) que ficou marcada pela pouca adesão e intervenção dos estudantes, quando comparada com as duas primeiras reuniões realizadas este ano lectivo.

As primeiras questões surgiram logo na apresentação do relatório final de atividades e contas da associação académica (AAUM), com a intervenção da aluna Flávia Freitas que questionou a razão pela qual o relatório não estar disponível online, tal como todos os outros documentos afetos à RGA em questão. Este foi o único documento que apenas esteve disponível para consulta física no Gabinete de Apoio ao Aluno de Azurém e Gualtar.

Em resposta, Bruno Alcaide disse que os “documentos enviados [por e-mail aos alunos] foram aqueles que estão consagrados nos estatutos”, sublinhando que, “face aos anos anteriores, não existe qualquer alteração [na disponibilização dos documentos]”. O assunto foi encerrado com a sugestão de, numa próxima RGA, o documento passar a estar disponível online.

O ponto seguinte na ordem de trabalhos foi a aprovação do relatório de atividades do Instituto Português do Desporto e Juventude de 2016 e a apresentação do plano de atividades e orçamento da AAUM para 2017. Uma das primeiras perguntas foi feita por Inês Laranjeira sobre o que a AAUM tem planeado para a comemoração do Dia Nacional do Estudante celebrado esta sexta-feira e para o Dia da Juventude, na próxima semana.  Inês Laranjeira terminou a sua intervenção acusando a AAUM de não celebrar estes dias junto dos alunos: “O dia nacional do estudante é para ser celebrado junto dos estudantes e a associação académica nunca fez nada com os alunos neste dia”.

O aniversário da AAUM – 19 dezembro – foi um outro assunto debatido. Isto porque, para a comemoração dos 40 anos da associação académica estão reservados 25.000€. Em justificação, Bruno Alcaide disse ser o valor necessário para, entre outras coisas, assegurar o “aluguer do espaço”, a atuação dos grupos culturais e ainda para a reedição do livro “Tradições Académicas”.

Houve ainda espaço para outros tópicos de discussão como os cartões de sócio que poderão passar a ser enviados por carta aos alunos; a extensão dos transportes Braga-Guimarães ao Campo de Couros; a data do Enterro da Gata ter sido alterada em função de festividades de outras universidades e do calendário de exames dos alunos; e ainda a passagem das instalações da Rádio Universitário do Minho para o GNRation.

A Reunião Geral de Alunos decorreu com normalidade e terminou sem qualquer tipo de moção ou outros assuntos levantados ao fim de duas horas, o que contrasta com a última RGA que reuniu 700 alunos durante nove horas.