Em jogo a contar para a 18ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, o Valença HC recebeu e foi derrotado pelo FC Porto por 1-4.
Os azuis e brancos controlaram o jogo desde o início, com um jogo ofensivo e pressionante. O guardião da turma minhota, Paulo Matos, esteve em destaque, travando muitos dos remates à sua baliza. Aos doze minutos da primeira parte, Hélder Nunes inaugurou o marcador no Municipal de Valença.
Determinados, os homens de Orlando Graça chegaram à igualdade, volvidos quatro minutos do reatamento da partida. O argentino Guido Pellizari, numa jogada individual, bateu Carles Grau e fez o seu oitavo tento no campeonato. A igualdade durou apenas vinte segundos. Hélder Nunes fez o 1-2, com um remate fortíssimo ainda antes do meio campo.
O capitão portista chegou ao hat-trick quando, aos 10’, assistido por Reinaldo Garcia, bateu Paulo Matos. Gil Vicente teve no seu stick a oportunidade de reduzir, mas permitiu a defesa ao guarda-redes do FC Porto. Aos 21 minutos, Jorge Silva sentenciou a partida e fixou o resultado em 1-4.
O Valença HC permanece na décima posição da tabela classificativa, a um ponto do CD Paço de Arcos. Os minhotos deslocam-se a Oliveira de Azeméis para defrontar o líder do campeonato, a UD Oliveirense.