Movidos pela esperança de pontuar de novo frente ao Sporting, a turma orientada por Pedro Martins deslocou-se ao Estádio de Alvalade, para um encontro que acabaria por ficar marcado pela persistência dos vimaranenses.
Os conquistadores começaram melhor, criando as primeiras chances de perigo. Jogados os priemeiros 20 minutos do encontro, Marega e Hernâni foram os protagonistas das duas ameaças à baliza de Rui Patrício.
O jogo foi prosseguindo e a equipa leonina foi crescendo naturalmente na partida. Pouco depois da meia hora de jogo, Bas Dost aproveitou o cruzamento milimétrico de Ricardo Esgaio, para, de cabeça, servir de bandeja Alan Ruiz. O avançado argentino rematou de primeira para o fundo das redes, inaugurando o marcador aos 35 minutos. Ao intervalo, o resultado pendia para a equipa da casa.
O descanso trouxe novo ânimo aos minhotos, que entraram para a segunda parte com “ganas” de correr atrás do prejuízo. Não houve, porém, nenhuma oportunidade flagrante para ambas as equipas até ao minuto 68. Numa jogada a quatro toques entre Gelson Martins, Bryan Ruiz e Joel Campbell, o jogador emprestado pelo Arsenal assustou as redes de Miguel Silva, atirando junto ao poste direito. Esta falta de eficácia saiu cara aos leões. E como se diz habitualmente na gíria: “Quem não marca, sofre”.
Numa cavalgada impressionante pelo meio-campo do Sporting, o central português Josué passou a bola a Hernâni que, com alguma sorte à mistura, entregou o esférico a Bruno Gaspar. O lateral rompeu pelas costas da defesa leonina e serviu na área o inevitável Moussa Marega. Com um remate de pé direito, o maliano igualou a partida e quebrou o jejum de golos que durava há 126 dias. Já na primeira volta frente à turma de Jorge Jesus, o avançado tinha conseguido fazer o bis.
Repetiu-se desta forma um empate entre as duas equipas, mas, desta vez, houve menos golos marcados. No final do encontro, o reeleito presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, dirigiu-se à bancada, para falar com os adeptos sportinguistas. Não começou bem o segundo mandato do homem forte leonino.
O empate relega o Vitória SC para o quinto posto do campeonato, ficando agora a dois pontos do SC Braga, mas mantendo acesa a possibilidade de um apuramento para as competições europeias. O próximo jogo dos conquistadores será no domingo, com o Estádio D. Afonso Henriques a receber o Estoril Praia.