Um triunfo por dois golos sobre o Chaves colocou o Vitória SC bem posicionado para chegar à final da Taça de Portugal. Em partida da 1ª mão das meias finais, os vimaranenses tiveram algumas dificuldades, mas conseguiram bater os flavienses no Estádio D. Afonso Henriques.

As equipas defrontavam-se pela segunda vez esta época, visto que já tinham empatado para o campeonato. Na procura de um resultado melhor, os comandados por Pedro Martins entraram fortes no encontro à procura de um golo madrugador. Aos dez minutos, esse objetivo foi alcançado através de um pontapé de bicicleta de Hernâni, que não deu hipóteses de defesa a António Filipe.

O Chaves, que tem demonstrando ao longo da época bastante competência, reagiu e começou a colocar em sentido a defesa contrária. Os pupilos de Ricardo Soares subiram mais no terreno e, como exemplo dessa melhoria, Renan Bressan obrigou Miguel Silva a ir ao tapete. Na resposta, Fábio Sturgeon teve a oportunidade de dilatar a vantagem. Pouco tempo depois, aos 26 minutos, o árbitro principal, num primeiro momento, marcou grande penalidade contra o Vitória SC por suposta mão na bola de Pedro Henrique. Contudo, após posterior comunicação com um dos árbitros assistentes, Bruno Esteves voltou atrás na decisão. O resultado manteve-se até ao intervalo.

O segundo tempo começou com nova possibilidade de Fábio Sturgeon faturar, mas sem sucesso. Nesta etapa do jogo, fruto da grande intensidade colocada nos primeiros 45 minutos, o Chaves foi perdendo alguma disponibilidade física e o Vitória, mais forte nesse aspeto, conseguiu controlar melhor o jogo. Os “conquistadores” ampliaram mesmo a vantagem através de um contra-ataque, aos 77 minutos. Após passe do recém-entrado Tozé, Hernâni picou a bola por cima de António Filipe e bisou no encontro. Passados poucos segundos, Moussa Marega teve nos pés o terceiro golo, mas não finalizou com êxito.

Apesar deste aparente desnorte dos transmontanos, a equipa de Ricardo Soares não foi abaixo animicamente e procurou reduzir no marcador. Rafael Lopes e Nuno André Coelho estiveram perto desse intento, mas tal não se verificou.

 

A 2ª mão das meias-finais está agendada para o dia 5 de Abril, em Chaves.