Sessenta anos de serviço público é o mote para as XX Jornadas da Comunicação, organizadas pelo GACCUM (Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho), que tiveram início hoje no Instituto de Ciências Sociais e de Educação. O primeiro dia das jornadas da comunicação ficou marcado pela partilha de trabalhos de alunos de Ciências da Comunicação da UM e também da Universidade do Porto e Católica de Braga.

Para além dos cursos de Ciências da Comunicação fez-se igualmente representar o curso de Design da Comunicação, com o objetivo de “proporcionar aos alunos um contacto com uma área diferente, igualmente fundamental na comunicação”, afirma Vânia Lima, presidente do GACCUM. Alunos do segundo e terceiro ano deram a conhecer os métodos de trabalho, as dificuldades e os truques para chegarem ao resultado final pretendido.

O jornalismo, a publicidade e relações públicas, assim como a multimédia foram ilustradas pelos alunos pela sua “componente prática” e “versatilidade das áreas”, preparando-os para o futuro mundo de trabalho. ‘Luz ao fundo da Europa’ e ‘Sem Sinal’, reportagens realizadas por alunos da UM e o JornalismoPortoNet, redação dos alunos da Universidade do Porto, foram alguns dos trabalhos apresentados na vertente do jornalismo.

Realizaram-se ainda workshops nas diferentes áreas do curso: locução para rádio, introdução ao after effects, photowalk e empregabilidade, tendo em consideração “as necessidades dos alunos”, comentou Vânia Lima.

As XX Jornadas da Comunicação decorrem até amanhã e contam com uma sessão de speed dating e ainda painéis em que a “comunicação e responsabilidade social”, assim como as “novas narrativas e linguagens”, serão tema de conversa.