O ABC/UMinho venceu, esta quarta-feira, o FC Porto/Vitalis por 30-28. Na segunda partida do playoff para campeão, os minhotos impuseram aos “dragões” a primeira derrota no campeonato esta temporada.
Com muita emoção à mistura, a partida começou no Pavilhão Flávio Sá Leite com algumas falhas de ambas as partes. Apesar da derrota, até foram os “tripeiros” que entraram melhor no encontro, aproveitando a falta de organização ofensiva do ABC. A vontade de vencer era, no entanto, evidente nas duas equipas, com o resultado a ser sempre muito disputado.
O grande ritmo de jogo levou a algumas falhas defensivas das duas partes. Quando uma das equipas agarrava a vantagem no marcador, imediatamente o outro coletivo respondia em força. Isto permitiu um jogo disputado e deveras dinâmico durante todos os 60 minutos.
O ponto de viragem ocorreu quando os minhotos perdiam por 12-15 e após marcarem seis golos sem resposta, conseguiram controlar melhor o marcador. A partir desse momento, o FC Porto/Vitalis nunca mais conseguiu estar em vantagem, tendo sempre a responsabilidade de correr atrás do resultado. O factor casa foi também crucial, com a massa adepta minhota a motivar sempre a sua equipa.
A grande exibição de Humberto Gomes permitiu aos minhotos anular a ofensiva portista, acabando a partida com uma taxa de eficácia de 32%. Destaque também para as exibições de Pedro Spínola, Hugo Rocha e Carlos Martins, que permitiram a remontada no marcador. Em contraste, os guardiões nortenhos, Alfredo Quintana e Hugo Laurentino, não estiveram nos seus dias.
Apesar da derrota, o FC Porto/Vitalis preserva o primeiro lugar da competição com 43 pontos. O ABC/UMinho no quarto lugar, com 37 pontos, os mesmos que o SL Benfica. O próximo encontro dos bracarenses é precisamente contra os “encarnados”, dia 8 de abril.