O EMPOWERMINHO, organizado pela Young Minho Enterprise (YME), terminou esta sexta-feira com “chave de ouro”, segundo João Pinheiro, presidente do núcleo de estudantes de Relações Internacionais, realçando a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. O ministro lamentou o baixo nível de participação e envolvimento dos jovens portugueses na vida política, mas prosseguiu com um discurso mais positivo sobre o país, salientando que “Portugal é um país aberto”, o que acaba por ser um aspeto diferenciador. Caldeira Cabral realçou que a criação de valor e emprego são os objetivos de programas como o Startup Portugal, e ainda que é de capital importância ligar as “universidades às empresas na área da inovação”, de modo a estimular a atividade empreendedora dos jovens.

Se, para o ministro da Economia, os heróis de agora são os inovadores, era de esperar que se mencionasse a Web Summit como o evento das oportunidades, mas este é temporário, enquanto a oportunidade “tem de ser uma continuidade”, defendeu. A sessão terminou com uma mensagem de esperança do antigo professor da UMinho, onde apontou a necessidade de os jovens se focarem em encontrar carreiras ou projetos que os realizem e que lhes permitam o melhor contributo possível, a eles mesmos e à sociedade.

Hélder Ferreira, presidente da YME, destacou o conhecimento que o evento traz aos seus participantes através dos debates proporcionados, colocando “os problemas em cima da mesa”. O evento, que durou três dias, contou com a presença de inúmeros grupos e empresas como a U Dream, Startup Imaginando ou a InvestBraga. Apesar da finalidade do EMPOWERMINHO ser agregar diferentes áreas, João Freitas, presidente do departamento de comunicação da YME, confessa que a iniciativa acabou por se focar mais na Economia e Gestão, visto a sede da YME se situar nessa escola.

Os convidados abordaram temas que foram desde a psicologia à tecnologia, passando pela economia, mas tendo sempre presente a atualidade. João Freitas, ressalva a importância de iniciativas deste género para unir os estudantes de Gualtar num ambiente de oportunidade.

O EMPORWERMINHO terminou com um balanço positivo da organização, num evento que mobilizou 500 pessoas, segundo os organizadores. A continuidade da iniciativa no próximo ano letivo é assegurada pela YME, sem garantias, no entanto, da manutenção da nomenclatura da mesma.