Mistura de sentimentos no derby minhoto entre o Moreirense e o SC Braga, com os “cónegos” a vencerem o encontro por duas bolas a uma, numa partida referente à 32ª jornada da Liga NOS. Se no lado dos homens da casa a conquista dos três pontos foram cruciais na luta pela manutenção, os Gverreiros do Minho ficam matematicamente arredados do 4º lugar.

O conjunto bracarense entrou melhor na partida. Sempre pressionantes, os homens de Abel Ferreira tentavam exercer pressão a todo o campo, não deixando o Moreirense ter bola. Mas este domínio revelou ser apenas territorial, visto que era a equipa da casa que criava mais perigo na baliza adversária, através de bolas paradas. Foi então que surgiram os problemas para o Braga. Já depois de Vukcevic ser forçado a sair do jogo por fruto de lesão ao minuto 19, o central Rosic viu dois amarelos em três minutos deixando a sua equipa a jogar com 10 elementos, obrigando o treinador Abel a realizar nova alteração.

Apesar das adversidades, foi na melhor fase do Moreirense na primeira metade que o Braga marcou. Ricardo Horta aproveita um remate defeituoso de Rui Fonte e na cara de Makaridze inaugura o marcador (36′). Petit não gostou do golo sofrido e ainda antes de terminar a primeira parte fez uma alteração, colocando mais poder de ataque com a entrada de Sougou por Bouba Saré.

No reatamento da segunda metade, as despesas do jogo pertenceram aos homens de Moreira de Cónegos, fruto da superioridade numérica e pela desvantagem que traziam do primeiro tempo. Numa das poucas aparições da segunda metade na frente por parte do conjunto visitante, Pedro Tiba fez quase tudo bem, onde aos 63 minutos desferiu um bom remate que passou muito perto do poste direito de Makaridze. Petit resolveu colocar a “carne toda no assador” quando um minuto a seguir tirou um central (Diego Ivo) para fazer entrar Alan Schons.

A equipa respondeu da melhor maneira. Já depois de Marafona fazer uma espetacular defesa a remate de Neto, o golo do empate viria a surgir. Decorridos 76 minutos quando Nildo, após canto marcado à maneira curta, recebe a bola já na grande área e faz um grande golo, sem hipóteses para o guarda redes bracarense. Aos 90 minutos o recém-entrado Alan Schons fez “explodir” o Parque Joaquim de Almeida Freitas, quando de fora de área executou um excelente remate rasteiro que só parou no fundo das redes arsenalistas. Até ao fim já não havia tempo para qualquer reação por parte do conjunto de Braga, terminando o encontro com o resultado final em 2-1.

Com esta vitória, o Moreirense deu um passo importante rumo à permanência do principal escalão português, encontrando-se na 16ª posição com 29 pontos, mais seis que o Tondela. O SC Braga somou o quarto jogo consecutivo sem vencer e diz assim adeus ao 4º lugar, perdendo o lugar de entrar na fase de grupos da Liga Europa para o seu rival, o Vitória Sport Clube. Na próxima jornada a equipa do Moreira de Cónegos desloca-se ao terreno do Belenenses, enquanto que o Braga recebe o já despromovido Nacional.