O SC Braga/AAUM está a um triunfo de garantir a presença na meia-final do playoff do Campeonato Nacional de Futsal, depois de derrotar, este sábado, a AD Fundão por 1-7. Três golos em menos de seis minutos deixaram os arsenalistas numa posição confortável rumo à fase seguinte de apuramento do campeão.

Numa tarde primaveril, os Gverreiros do Minho deslocavam-se ao terreno do Fundão desejosos de alcançar um triunfo que os colocasse, desde logo, mais perto de fechar uma série bastante exigente, tal como projetou o treinador adjunto David Lopes, no lançamento da partida.

Assim, o golo inaugural da partida não tardou a surgir. Logo no primeiro minuto, Tiago Brito encetou uma jogada individual pelo lado esquerdo, respeitou a desmarcação de Bruno Cintra ao segundo poste e este só teve de encostar. O SC Braga/AAUM entrou muito forte e convicto na partida, pelo que nem quis festejar em demasia. No minuto seguinte, após uma rápida combinação entre os minhotos, o universal português André Coelho finalizou da melhor forma e carimbou o segundo da partida.

A equipa orientada por Bruno Travassos tentou reorganizar-se rapidamente, mas não foi a tempo de impedir o terceiro do jogo, que colocou os bracarenses numa posição favorável para vencer o desafio. À passagem do minuto seis, o brasileiro Eli Júnior fez valer a sua experiência e apontou para o 0-3 no placard.

Depois de apresentar muitas dificuldades para suster a pressão do SC Braga/AAUM, a formação local reagiu e, após algumas ameaças, conseguiu mesmo reduzir a desvantagem, aos nove minutos, por intermédio de Noé Pardo. Convencidos de que seria o princípio de um revés no encontro, a formação de Castelo Branco subiu na quadra, fazendo uma pressão demasiado alta, tendo acabado por ser apanhada em contra golpe pelos adversários. Aos 15 minutos, o jovem Tiaguinho, que já não marcava desde a 22ª jornada da fase regular, dilatou a vantagem e tranquilizou os minhotos ainda antes do apito para o intervalo.

O segundo tempo acabou por ser praticamente uma réplica do primeiro, ou seja com um domínio total do SC Braga/AAUM. Os remates certeiros de Tiago Brito (22′), Bruno Cintra (23′) e Rui Silva (28′) foram suficientes para acabar com qualquer réstia de esperança da turma da casa de mudar o rumo dos acontecimentos.

Sendo que esta fase do playoff é decidida à melhor de três, caso os minhotos consigam vencer no próximo sábado, garantem desde logo a presença nas “meias”. Por outro lado, se o Fundão vencer, a “negra” será disputada no domingo.