Basquetebol: Um lançamento (quase) certeiro
Acabou mais uma época de basquetebol. Entre alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, o trajeto de algumas equipas não se mostrou inesperado, sendo semelhante ao de outros anos.
Olhando para a fase regular 2016/2017, o FC Porto foi a equipa que ficou à frente na tabela classificativa, obtendo um total de 41 pontos; com uma diferença de dois pontos, foram as águias que ocuparam o segundo lugar. No que toca ao Vitória SC, a equipa minhota foi a terceira, com 38 pontos. Na segunda fase, o terceiro e quarto lugares inverteram-se, ficando a UD Oliveirense atrás do Benfica, com 54 pontos.
A disputa pelo primeiro e segundo lugares na Liga Portuguesa de Basquetebol não trouxe novidades aos adeptos, sendo que as equipas “habituais” marcaram presença na final. Depois de, no ano passado, os dragões terem cancelado a vitória do quinto título consecutivo para os encarnados, o Benfica voltou a ganhar a Liga Placard. Desta forma, os vermelhos conquistaram o seu vigésimo sétimo título e estão à frente do FC Porto, que tem menos quinze que os lisboetas.
As águias venceram também a Taça de Portugal contra o CAB Madeira, conquistando a “dobradinha” pelo quarto ano consecutivo. Já na Supertaça de Portugal, os dragões levaram a melhor e trouxeram o “caneco” para o norte.
Quem não conseguiu manter-se acima da linha de água foram o Maia BC e o Sampaense Basket; ambas as equipas não conseguiram resultados favoráveis que as mantivessem à “superfície” e caíram para os dois últimos lugares da tabela.
Analisando a época da única equipa minhota que faz parte da LPB, o Vitória SC teve um inicio de época atribulado, com a formação de Fernando Sá a defrontar o SL Benfica e a sair derrotado. “Pasito a pasito”, a equipa conseguiu boas marcas ao longo do campeonato e chegou mesmo a aproximar-se da liderança, conseguindo ter apenas dois pontos de diferença em relação ao primeiro classificado.
No entanto, a formação minhota não foi feliz e viu o seu caminho ser barrado. Na segunda fase regular, o Vitória SC acabou mesmo por não conseguir assegurar o terceiro lugar e caiu para quarto na tabela classificativa. Os vitorianos acabaram também por chegar às meias-finais da liga Placard, enfrentando o FC Porto, onde acabaram por sair derrotados.
Apesar de não terem conseguido alcançar a final, os vimaranenses construíram boas bases para sonhar mais alto na próxima temporada.