O SC Braga/AAUM está mais longe de se sagrar campeão nacional de futsal. No terceiro jogo da final do playoff da Liga SportZone, os bracarenses perderam com o Sporting CP por 6-1, em Odivelas. Os leoninos ficam a um triunfo de ganharem o título.

Empatados no número de vitórias, os dois clubes sabiam da importância deste desafio. O Sporting CP entrou melhor na partida, com Alex Merlim a criar as duas primeiras oportunidades de golo. Depois dessa boa entrada da equipa da casa, o SC Braga/AAUM começou a equilibrar o encontro. Eli Junior teve nos pés a possibilidade de marcar, mas o remate de calcanhar saiu ao lado. Na resposta, aos nove minutos, Alex Merlim conseguiu mesmo inaugurar o marcador, através de um remate potente.

Numa fase de jogo de parada e resposta, Bruno Cintra enviou uma bola ao poste, naquela que foi a melhor oportunidade do SC Braga/AAUM no primeiro tempo. Já o Sporting CP não baixou o ritmo com a vantagem mínima e criou diversas situações para voltar a marcar. Aos 17 minutos, o segundo golo acabou por chegar, através de Diogo, que fez balançar as redes de Xot, com um remate fora de área. Ainda antes do intervalo, Dieguinho aumentou a diferença no resultado, a passe de Deo.

Se a tarefa já era difícil para a formação de Paulo Tavares, ainda ficou mais complicada com o bis de Diogo logo aos 11 segundos da segunda parte. Sem perder mais tempo, o técnico dos minhotos colocou Bruno Cintra como guarda-redes avançado. Essa estratégia permitiu a Eli Junior, aos 27 minutos, reduzir distâncias no resultado. No entanto, Alex Merlim nem deu oportunidade ao SC Braga/AAUM para voltar a ganhar uma nova esperança, já que respondeu, de seguida, com mais um tento. A perderem por quatro golos, os bracarenses persistiram no guarda-redes avançado e Pedro Cary aproveitou o facto da baliza estar deserta para ampliar a vantagem a favor dos leoninos.

Até ao término do desafio, o SC Braga/AAUM criou várias oportunidades para reduzir no marcador, mas o poste esquerdo de André Sousa e o próprio guarda-redes do Sporting CP não permitiram que tal se sucedesse.

Após o segundo triunfo na final do playoff, o Sporting CP fica a uma vitória de se sagrar bicampeão nacional. O próximo desafio desta fase decisiva da Liga SportZone joga-se terça-feira, no Pavilhão da Universidade do Minho.

Quer ganhe o campeonato ou não, o SC Braga/AAUM vai marcar presença na UEFA Futsal Cup da próxima época, já que se apurou para a derradeira fase do playoff nacional.