Mais uma temporada concluída, com as equipas minhotas a garantirem a permanência na 1ª Divisão do Campeonato de Voleibol. Falamos do Vitória SC e do VC Viana, que por mais um ano, conseguem assegurar a manutenção.
Como principal destaque, tivemos o Vitória SC, que conseguiu o quinto lugar da tabela classificativa, com 36 pontos. Durante esta época, a formação de Guimarães conseguiu boas exibições, que lhes permitiram, por exemplo, uma série de três vitórias consecutivas registada até à 12º jornada. Depois da fase regular, os vimaranenses marcaram presença nos playoffs de 5º-8º lugar e nos playoffs de colocação. Perante aquilo que tinha alcançado ao longo da época, o Vitória respondeu bem e cimentou-se como uma das melhores equipas nacionais da modalidade.
O VC Viana não teve um bom arranque de temporada. Conseguiu alcançar a primeira vitória apenas na quinta jornada. Após um início mais atribulado, o conjunto de Viana conseguiu uma série de bons resultados, fazendo com que no início da segunda volta encontra-se o Vitória SC, separados apenas por um ponto.
Face a esta análise, consegue perceber-se que a segunda volta foi determinante para o fecho das contas das duas equipas. Enquanto que o Vitória SC “aguentou o barco”, o VC Viana não foi tão feliz, quebrando o ritmo, que o acabou por colocar na nona posição da tabela classificativa.
Contas feitas, podemos dizer que foi uma boa época para as duas equipas que representam o Minhona primeira divisão do campeonato de voleibol. Fica, pelo menos da parte do VC Viana, um sentimento de “dever cumprido”. Uma manutenção após a subida de divisão nunca é fácil e os vianenses alcançaram esse mesmo objetivo. O Vitória irá tentar, na próxima época, superar as suas prestações e, quem sabe, lutar pelo desejado título nacional.
Como se diz na gíria, “para o ano há mais”.