O Milhões de Festa continou a sua caminhada este sábado. O Dia 2 contou com um regresso muito aguardado dos suecos Graveyard, um dos maiores nomes da décima do festival barcelense, e muita ação a sair fora do recinto e a invadir as ruas de Barcelos, incluindo campeonatos de matraquilhos e de skate, e um concerto surpresa.

Pedro Gonçalo Costa/ComUM

Pedro Gonçalo Costa/ComUM

Depois de um breve intervalo no seu projeto, em 2016, Graveyard regressou ao palco do Milhões de Festa no dia 2 do festival. Vindos de terras frias, os suecos aqueceram de imediato o público, que recebeu a banda com gritos de entusiasmo. O ambiente era de alguma forma saudosista: havia quem não os visse naquele palco desde 2011, e havia quem temesse não os ver nunca mais. O intemporal hard rock fez levantar pés, e o público era como um coro que cantava e sorria o tempo todo.

Para um pé de dança numa noite mais fresca, houve Janka Nabay & The Bubu Gang. Trouxeram ao palco um estilo musical diferente, a música bubu, que é tradicionalmente tocada em Serra Leoa e servia de “banda sonora” em cerimónias de feitiçaria. Com um som de flautas, tubos de metal e electrónica à mistura, Janka “enfeitiçou” o público, que não parou de dançar enquanto os ouvia.

Pedro Gonçalo Costa/ComUM

Pedro Gonçalo Costa/ComUM

Foi também mais um dia de mergulho na piscina, que apesar de não ter ondas, trouxe surf ao palco. O Bom, o Mau e o Azevedo tocaram um tipo de rock que encenou todo um ambiente digno dos anos 60, nas praias mais quentes de mares cristalinos e com pessoas bem dispostas. Durante o resto do dia também se contou com o jazz “espacial” de Yassef Dayes, a parceira de sucesso dos Cave Story, Duquesa e Ra-fa no palco Lovers.

Também houve a atuação pesada e de grande revolta de Moor Mother, com DJ Kataoka a rematar o final da noite em grande descontração, dando a ouvir ritmos africanos combinados com hits musicais internacionalmente famosos.

Outro dos destaques do dia vai para o concerto “surpresa” de Bitchin Bajas. O grupo de Chicago estava agendado para o Milhões, mas o local ainda estava “por anunciar”. O alerta foi dado às duas da tarde no Facebook, e o público mobilizou-se mais uma vez para fora do recinto, para o Paço dos Duques de Barcelos, onde o trio americano actuou.