O Sporting Clube de Braga iniciou os trabalhos de pré-temporada da época 2017/2018 com uma equipa renovada e ambições fortes.
Os arsenalistas disputam esta quinta-feira a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa e pretendem fazer história na Suécia, ganhando pela primeira vez neste solo nórdico. Chegar à fase de grupos é o “grande objetivo” europeu do SC Braga deste ano, assumido pelo presidente reeleito, António Salvador. Para que tal aconteça, terão de derrubar os suecos do AIK no resultado conjunto dos dois jogos entre ambos e, de seguida, vencer o playoff, também a duas mãos.
A frase…
António Salvador – “Temos que assumir claramente as responsabilidades que temos perante a Europa. Somos o terceiro clube português no ranking da Europa. Temos que honrar o nosso passado recente e temos que seguir em frente.”
O plantel…
Apesar de ter perdido vários jogadores de destaque como André Pinto e Battaglia (Sporting CP), Xeka (Lille) e Paulinho (Chaves) – alguns destes atletas abandonaram o SC Braga a meio da época passada -, o clube minhoto conseguiu colmatar estas saídas, reforçando-se bastante bem. O presidente garantiu que os jogadores estão “preparados e motivados” e que o plantel do momento será a base deste ano, tirando alguma eventual surpresa que possa vir a acontecer no mercado de transferências. Para já, os reforços Jefferson e Ricardo Esgaio chegaram por empréstimo do Sporting CP e apontam à titularidade nas laterais arsenalistas. Ricardo Horta assinou um novo contrato que o liga ao clube até 2022.
Fransérgio (na imagem acima) era um jogador crucial no Marítimo de Daniel Ramos e chegou esta época ao SC Braga para assumir a liderança do meio-campo bracarense. Aliás, em pouco tempo de trabalho que leva com os arsenalistas, este reforço chegou a assumir a braçadeira de capitão durante esta pré-época, o que mostra a sua importância dentro do grupo de trabalho. O avançado Dyego Sousa e o defesa Raúl Silva (Marítimo) são mais dois jogadores que chegam da ilha da Madeira para lutar por uma vaga no onze e ajudar a equipa minhota a atingir os seus objetivos.
André Moreira, guarda-redes que pertence ao Atlético de Madrid, esteve em vias de assinar com o Benfica, mas o negócio não se concretizou. Falhada a rubrica do contrato com o vermelho da capital, o jovem português acabou por rumar ao Norte, onde firmou a sua mudança para o vermelho minhoto, por empréstimo dos colchoneros. Sem espaço no clube espanhol, o jogador também encontrará concorrência de peso na baliza arsenalista. O internacional português Marafona e o brasileiro Matheus disputam com ele um lugar na baliza e serão importantes no processo de crescimento deste promissor guarda-redes.
O treinador Abel Ferreira, que começa pela primeira vez a temporada ao serviço da equipa principal, tem, portanto, ao seu dispor um plantel cheio de soluções, que lhe permitirá atacar com qualidade as várias competições em que o SC Braga está inserido. De acordo com o site transfermarkt.pt, os arsenalistas são o quarto plantel mais caro da Liga NOS, com um valor atual de 61,55 milhões de euros. (ver imagem abaixo)
As competições…
A nível interno, na Liga NOS, o SC Braga tem condições para superar os 58 pontos conseguidos no campeonato da época transata e perturbar a vida dos três principais clubes. Pode também fazer uma boa campanha quer na Taça de Portugal, como na Taça da Liga. Na Europa, o SC Braga terá um caminho difícil (mas possível) a percorrer até chegar à fase de grupos da Liga Europa.
Em jeito de conclusão, espera-se que esta época desportiva seja um ano marcado por muita competitividade entre as equipas e que prevaleça, acima de tudo,… o bom futebol.