O décimo Milhões de Festa começou ontem, com o Dia Zero a abrir os primeiros concertos do festival. Um dia tradicionalmente marcado pela entrada livre, este ano o Dia Zero teve direito a um concerto numa peixaria, e ao muito aguardo concerto dos Stone Dead.
O concerto de Ensemble Insano, no Mercado Municipal de Barcelos, marcou o início do dia 0 do Milhões de Festa. A peixaria ainda estava aberta, mas ali ninguém vinha para comprar peixe, e os que vinham, paravam para se juntar ao público e ouvir a banda pelo fim de tarde dentro. Um concerto que marcou presença ao longo de quatro anos no festival, e é composto pela música de vários artistas locais. Vindos de projetos musicais diferentes, os músicos soavam como um só a partir da direção de André Simões.
À noite, um conjunto de “bons rapazes” não se deixou intimidar e trouxe rock n’roll ao grande palco. Stone Dead deram um concerto que deu direito a muito mosh e crowdsurfing. A banda lançou este ano o álbum “Good Boys”, onde não falta o rock puro e duro.
“Sete porcos” berraram e o público aplaudiu. Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs, vindos diretamente do Reino Unido, marcaram presença no palco Milhões com a sua energia inesgotável e grande irreverência em palco.
Muitos se renderam ao som de Rizan Sa’id, o “rei do teclado”, não deixou o público descansar. Com apenas dois teclados, o músico preencheu o palco com world music árabe, trazendo a sua cultura a Portugal de uma maneira que agradou o público em geral.
Ao longo do dia também se pôde contar com a presença da música de Enablers e do som das cigarras durante a noite, com Cigarra e BirdzZie.