A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) conta com um novo serviço que tem como principal objetivo auxiliar os alunos na resolução dos seus problemas académicos. O formulário de exposição pedagógica, disponível no site da AAUM, foi colocado à disposição dos alunos no final do ano letivo 2016/2017 e segundo a associação a divulgação será reforçada para os novos alunos da UMinho.

Para Bruno Alcaide, presidente da AAUM, esta é uma forma de “simplificar e direcionar os problemas dos alunos para os órgãos competentes”. Realça ainda o importante papel dos núcleos de curso e dos delegados de turma na criação deste formulário. O alerta chegou dos alunos, que confirmam “a falta de um método mais simples para exporem as suas contrariedades académicas.”

Bruno Alcaíde explica o processo, desde o momento em que o formulário é submetido até à resolução da questão pedagógica: “A partir do momento em que o formulário cai no site, existe uma equipa responsável por dirigir as respostas para o departamento ou órgão académico competente. Depois disso, normalmente, são agendadas reuniões entre a AAUM, o(s) aluno(s) e a valência da Universidade envolvida. O nosso objetivo é ver os casos resolvidos com a maior brevidade”.

Para ativar este processo basta que o aluno aceda ao site da AAUM na área “Serviços”. Para a Associação Académica da Universidade do Minho esta é, também, uma estratégia para que “os alunos acedam de forma mais continuada aos conteúdos do site da AAUM e estejam informados das nossas atividades.”