Os primeiros dias de qualquer novo aluno numa universidade são recheados de incertezas e perguntas, e na Universidade do Minho o cenário não é diferente. Perguntas como ‘onde é a sala de aula?’, ‘em que atividades me posso envolver?’, ‘é obrigatório ser sócio da AAUM?’ ou ‘que atividades são estas no início do ano?’ são das que mais se ouvem entre os novos estudantes.

Com este pequeno guia o ComUM ajuda-te a perceber melhor o que se vai passar nestes primeiros dias.

Perceber os horários

Perceber os horários é um dos primeiros obstáculos que um novo aluno universitário tem de ultrapassar. Mas no meio do que parece ser uma confusão, existe uma lógica.

Para isso tens que perceber o que aparece à direita do nome da unidade curricular. Verás algo como “ED2 – 1.01”. Por difícil que seja de acreditar, esta é a indicação do edifício e sala onde terás aula. As letras “ED” significam Edifício – podes encontrar esses números nos próprios edifícios ou nos mapas espalhados pelos campi. “1.01” é o número da sala em que terás aula. Ou seja, neste caso, a tua sala de aula será no primeiro piso do Complexo Pedagógico 2, no número 1.

Neste ano atípico, as atividades letivas vão funcionar em regime misto. Como podes ver as aulas assinaladas a amarelo são presenciais, e as assinaladas a verde vão decorrer online na plataforma Blackboard. Esta plataforma é já utilizada pelos docentes para partilhar documentos importantes e comunicar com os alunos.

Depois aparecerão as letras ‘T’, ‘TP’, ‘OT’ ou ‘PL’. O significado destas letras indica o teor da aula que terás. No caso do ‘T’, será uma aula puramente teórica; no caso do ‘TP’, será uma aula teórico-prática; no do ‘OT’, o tempo é de orientação tutorial; e quando as letras ‘PL’ surgirem, significa que a aula é de prática laboratorial.

E não, não vais ter o que parecem ser 30 Unidades Curriculares (UCs, forma mais chique de dizer disciplina) na mesma hora. Quando a mesma hora é ocupada por uma ou mais cadeiras, quer dizer que é aí que terás a aula da cadeira opcional que escolheste, seja ela interna ao curso ou a chamada ‘Opção UMinho’.

Opção UMinho

A Opção UMinho pode não te surgir no primeiro semestre, ou nem sequer no primeiro ano, mas é muito provável que em algum ponto durante a tua licenciatura ou mestrado integrado te apareça no horário. Este ano letivo, todas as UC’s que sejam Opção UMinho vão ser lecionadas online.

Esta opção é de integração obrigatória num curso a partir do momento em que a sua estrutura é renovada e, por isso mesmo, ainda não está presente em todos eles. Mas consiste num número variável de cadeiras acessíveis a todos os alunos da UMinho, independentemente do seu curso, abrangendo as várias áreas de conhecimento presentes na universidade. O que significa que tanto podes aprender uma nova linguagem como explorar a bioética, geografia, história, astronomia, entre outras.

Emolumentos

Emolumento é, no fundo, uma forma diferente de dizer ‘taxa’. E, na tua vida académica, terás de pagar vários emolumentos.

Logo na inscrição no teu curso terás de pagar 36 euros, isto é, se te estiveres a inscrever no primeiro ano. Caso estejas no segundo ano (ou qualquer outro superior) o valor altera-se para 26 euros. Quando quiseres uma certidão de conclusão do teu curso, terás de desembolsar 20 euros para a receber em papel. Contudo, se escolheres a declaração detalhada, o custo dependerá do número de UCs que frequentaste.

E se, um dia, infelizmente, por algum azar ou necessidade, tiveres que te inscrever num exame de época especial, terás de pagar sete euros por uma cadeira semestral e 14 euros por uma unidade curricular anual.

E as quotas de uma tal AAUM?

ComUM

ComUM

A opção de te tornares sócio da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) também te irá surgir no momento da inscrição. Estes 12 euros – que, se te decidires tornar sócio logo no momento da inscrição, serão automaticamente acrescentados à taxa de inscrição – permitem-te ter acesso ao cartão de sócio da associação académica, que também é um cartão jovem europeu. Para além dos descontos nos bilhetes gerais da Receção ao Caloiro e do Enterro da Gata, o cartão traz também outras vantagens, explicadas aqui.

Atividades culturais e de acolhimento

Na tua primeira semana de aulas, isto é, a partir de 1 de outubro, terás várias atividades que te vão ajudar a conhecer a Universidade do Minho, os grupos culturais, e até outros estudantes da academia minhota. Graças ao coronavírus, não tiveste oportunidade de os conhecer no momento da tua inscrição. Contudo, a AAUM vai organizar atividades durante o mês de outubro onde poderás conhecer todos os grupos culturais e associações existentes na UM.

Entre quinta e sexta-feira, vais ser recebido/a pela escola ou instituto em que o teu curso está inserido e pelo próprio curso, vais ter a oportunidade de participares no GPS do Caloiro e de almoçar na cantina do campus. De seguida, no dia 7 de outubro, terás, uma sessão de boas-vindas a que poderás assistir online. Esta sessão é presidida pelo reitor, também ouvirás um discurso do presidente da AAUM e, muito provavelmente, uma atuação do Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) a entoar o Hino da Academia.

Os jantares de curso e a ‘famosa’ praxe

Não foste recebido pela tua comissão de festas, nem pela comissão de praxe como esperavas. Apesar de as praxes presenciais terem vindo a ser proibidas, não significa que não possas vir a trajar no futuro.

Por esta altura, a tua comissão de festas já estará disponível para te acolher e esclarecer todas as tuas dúvidas. Quer sejam sobre o curso, quer sejam sobre a vida académica, não hesites em contactar estes alunos mais velhos. Serão eles a organizar os jantares de curso, a vender as camisolas e casacos de curso, os ‘kits’ de caloiro, entre outros.

Principais momentos do ano académico

Gonçalo Costa/ComUM

Gonçalo Costa/ComUM

Um ano académico é sempre rico em acontecimentos, muitos deles certamente individuais. Mas há eventos que marcam quase toda a academia. Como deves saber, os moldes de realização destes eventos dependem muito da evolução da pandemia. No entanto, o ComUM não deixa de tos apresentar para que fiques a saber de tudo.

Por esse prisma, a Receção ao Caloiro é o primeiro destes no calendário. A Receção começa com as Serenatas Velhas no centro histórico de Guimarães e segue com a Latada. A partir daí, são quatro noites de música e folia no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

Saltando para dezembro, chega a altura de eleger novos órgãos sociais para a Associação Académica. Entre presidência, mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) e conselho fiscal e jurisdicional, são três os órgãos que ditam a condução e futuro da AAUM. Qualquer aluno, seja ou não sócio da associação, pode votar nestas eleições. E durante o ano poderás querer ir às RGAs, visto que por lá passa a discussão de muitos dos assuntos que afetam a vida dos estudantes na universidade, desde os preços das senhas da cantina até à acessibilidade, passando pela política geral de ensino superior, principalmente no capítulo do financiamento – ou falta dele.

Lá para maio, já perto do fim do ano letivo, mas antes da sua derradeira fase, chega uma semana por muitos aguardada – a do Enterro da Gata. Começa com o Velório e as Serenatas frente ao edifício da Reitoria da UMinho e, no dia seguinte, antes do início das noites de diversão, tem lugar a imposição das insígnias e a missa de finalistas. A meio da semana tem lugar o Cortejo Académico, um evento que está relacionado com a praxe mas que não deixa de estar aberto a todos.

Vê também:

Nota: Texto alterado a 1 de outubro de 2020 de acordo com as indicações do Acolhimento 2020 dos novos alunos da Universidade do Minho e a alteração dos moldes de realização das atividades letivas.