No jogo de estreia na Liga Europa, a formação do Vitória Sport Clube empatou em casa a uma bola frente ao tetracampeão austríaco, o Red Bull Salzburgo. Numa partida em que os “conquistadores” até entraram a vencer fruto do golo do capitão Pedro Henrique, acabaram por consentir o golo do empate já em cima do final da primeira parte.
Destaque para a ausência de qualquer jogador europeu no onze inicial do Vitória SC, algo que nunca tinha acontecido com nenhum clube português nas competições europeias.
Ameaçou ser uma noite de glória para o conjunto orientado por Pedro Martins. Apesar de um ligeiro domínio por parte do conjunto austríaco nos instantes iniciais, seria a turma vimaranense a adiantar-se no marcador. Ao minuto 25, um livre lateral cobrado por Paolo Hurtado correspondido por Pedrão, que saltou mais alto do que a defesa austríaca, causou a primeira explosão de alegria aos adeptos vitorianos.
Porém, a resposta do RB Salzburgo não demorou, e, cinco minutos depois, Berisha pôs à prova os reflexos de Douglas na marcação de um livre direto. Os austríacos, agora em desvantagem, pressionavam mais, obrigando o Vitória SC a recuar um pouco no terreno, embora sem consequências maiores. Os médios-defensivos Celis e Wakaso “limpavam” tudo e a turma vitoriana parecia que iria regressar aos balneários na frente do marcador.
Até que em cima do minuto 45, Samassekou lançou uma bola nas costas da defensiva vimaranense e Berisha numa entrada em carrinho rematou para o fundo das redes de Douglas, restabelecendo a igualdade no marcador.
O golo nos instantes finais da primeira parte revelou ser um autêntico “soco no estômago” na equipa da casa e uma espécie de catalisador para o conjunto visitante no começo do segundo tempo. Agora muito mais perigosa, a equipa do RB Salzburgo dominava o encontro e parecia estar perto do segundo tento.
Pedro Martins não gostava do que via e tentou mexer no jogo com as entradas de Kiko e Heldon, mas sem os efeitos desejados. Notava-se claramente um défice físico em alguns jogadores vimaranenses, sendo que a formação austríaca até se pode culpar a si própria por não ter conseguido levar os três pontos de Guimarães.
Foram várias as oportunidades criadas, mas a ineficácia ofensiva austríaca levou a que o encontro terminasse com um empate a uma bola. O resultado acaba por ser de maior agrado para o lado da equipa de Guimarães, tendo em conta a prestação evidenciada no segundo tempo.
Após a primeira partida na competição, o Vitória SC encontra-se no segundo lugar do grupo I da Liga Europa, em igualdade pontual com o RB Salzburgo. O próximo jogo da equipa da cidade-berço realiza-se domingo, numa visita ao rival minhoto SC Braga.