Se entraste na UM, talvez queiras estar atento aos programas culturais da cidade de Guimarães.  Prepara-te para conheceres uma cidade rica em conhecimento, cultura e história, ou não fosse esta considerada, em 2012, a Capital Europeia da Cultura. Antes de mais, sê bem-vindo ao “Berço da Nação Portuguesa”.

Centro Cultural Vila Flor

O Centro Cultural de Vila Flor (CCVF) tem-se tornado um ponto de encontro importante na cidade. Neste espaço, convidamos-te a ir ao Guimarães Jazz 2019, que se realizará de 7 a 17 de novembro.

Para além de exposições no Centro, todos os fins de semana o Café-Concerto do CCVF promove o convívio com espetáculos ao vivo, especialmente de bandas locais.

Multiusos de Guimarães

O Multiusos é um dos maiores espaços da cidade e do país, e é uma paragem obrigatória para os maiores artistas que passam por Portugal. O 18º aniversário do Multiusos de Guimarães será assinalado no dia 8 de novembro, pelas 22 horas, com o espetáculo “Amar Amália” que homenageia Amália Rodrigues.

Entre 2 e 5 de Outubro, vão realizar-se aqui também os concertos da Receção ao Caloiro. É um dos grandes eventos no ano académico na Universidade do Minho, a par do Enterro da Gata. Se fores de Braga, não há problema: existirão carreiras regulares e gratuitas entre o campus de Gualtar e o recinto.

Castelo de Guimarães

Ligado também ao início da cidade está o Castelo de Guimarães, situado na rua Conde Dom Henrique. Em 2007, foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal. Podes visitar o Castelo com desconto, se apresentares o teu Cartão de Estudante válido, pelo que pagarás um euro ao invés de dois euros. Junto ao Castelo existe também a Igreja de São Miguel do Castelo, em que, de acordo com a lenda, foi batizado D. Afonso Henriques. A entrada é livre.

O Paço dos Duques de Bragança, que se situa próximo ao Castelo, é outro monumento conhecido e que poderás ter interesse. Foi construído no século XV, por D. Afonso, o primeiro duque de Bragança, com o objetivo de ser um local para si e para a sua amante. O palácio, apesar de sofrer algumas alterações, apresenta ainda um estilo borgonhês adquirido nas suas viagens pela Europa. Com a apresentação do teu Cartão de Estudante, pagarás dois euros e 50 cêntimos.

Museu de Alberto Sampaio

O Museu de Alberto Sampaio, na rua Alfredo Guimarães, apresenta coleções de escultura da época medieval e renascentista e prolonga-se até ao século XVIII. Também podes encontrar a famosa coleção de ourivesaria, com destaque para o cálice românico de D. Sancho I. Para além disto, o museu conta com exposições temporárias.

Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG)

Situado na Plataforma das Artes e da Criatividade, na Avenida Conde de Margaride, o CIAJG detém a exposição de coleções do conterrâneo José de Guimarães.

Centro de Artes e Espetáculos de Guimarães, São Mamede

O CAE São Mamede, que se localiza na Rua Dr. José Sampaio, apresenta no próximo dia 28 de setembro o espetáculo “A Pipoca mais Doce” da comediante Ana Garcia Martins, na sala principal, pelas 22: horas.

Convívio Associação

Localizado no Largo da Misericórdia, no centro histórico vimaranense e fundado a 21 de outubro de 1961, o Convívio é uma associação de cariz cultural e recreativa, sem fins lucrativos. De 13 a 15 de setembro será possível assistir à sexta edição do festival Suave Fest.

Bar da Ramada

O Bar da Ramada, localizado na baixa da cidade, é um dos vários bares-concerto da cidade, dentro da vaga de novos locais de música que têm nascido no Minho.

Serra da Penha

Um pouco mais afastado do centro histórico e da cidade situa-se a Serra da Penha. Se estiveres na cidade, podes fazer uma viagem de teleférico até à Penha com a duração média de dez minutos. Podes ainda conhecer as grutas e desfrutar dos miradouros.

Além de todos estes locais, e muitos mais, podes passear pelo Centro Histórico e pelo Largo da Oliveira. Verás que as ruas estreitas não são simples ruas, mas que também contam histórias. E a história é a alma da cidade.

 

Vê também:

Nota: Texto atualizado em setembro de 2019.