Homem do jogo

Rafael Costa

Ultimamente, o brasileiro tem vindo a subir de forma e hoje foi a prova que Rafael Costa é uma peça fundamental no meio campo axadrezado. O primeiro golo do Moreirense saiu dos pés do médio canarinho e foi uma verdadeira bala, indefensável para o guardião sportinguista. Não andou longe de bisar na partida, mas na segunda tentativa, o internacional português Rui Patrício levou a melhor. Com o papel de distribuidor de jogo, Rafael Costa fez ainda uma série de passes chave para golo. Contudo, os seus colegas de equipa não tiveram a mesma frieza que ele para colocar a bola no fundo das redes. Com 26 anos de idade, o médio surge como uma lufada de ar fresco à equipa minhota.

Em cima

Manuel Machado

O experiente técnico do Moreirense levou avante o seu plano de jogo e foi bem sucedido frente a um dos grandes nomes do futebol português. O Sporting CP chegava ao Comendador Joaquim de Almeida Freitas com um estatuto de invencibilidade, que certamente prezava por manter. Para surpresa de Jorge Jesus, os cónegos adotaram um estilo de jogo ofensivo e equiparam os seus adversários no número de oportunidades criadas. Um fim de tarde que deixou um sabor amargo na boca dos adeptos leoninos, mas que há-de ter deixado os adeptos minhotos contentes pela combatividade demonstrada. Um ato de coragem de Manuel Machado que olhou o leão nos olhos e não teve receio de o defrontar.

Jérémy Mathieu

Não é por acaso que o central francês já jogou no Barcelona. Apesar de já não ter a juventude de outros tempos, Mathieu cala as bocas de quem criticou a sua vinda para o emblema de Alvalade. Uma exibição sólida e eficiente que ajudou a segurar a guarda defensiva do Sporting. O central soube sempre cortar o mal pela raiz e evitar o desaire na ida a Moreira de Cónegos. A consistência durante os 90 minutos foi o que fez de Mathieu um dos melhores jogadores em campo. Quem sabe o resultado não teria sido bem diferente caso o central ex-blaugrana não se tivesse exibido a este nível.

Em baixo

Alan Ruiz

Um jogo em que Alan Ruiz esteve muito abaixo daquilo que se esperava. O médio argentino veio para Alvalade com selo de craque, mas a exibição de hoje esteve longe de o colocar com esse rótulo. Sem grande preponderância ofensiva, Alan Ruiz nunca fui capaz de construir o jogo sportinguista, nem servir Bas Dost para fazer aquilo que o avançado leonino faz melhor. Sem surpresas e, tendo em conta que o Sporting estava a perder ao intervalo, Alan Ruiz não regressou das cabines. O argentino deu lugar a Seydou Doumbia, que vinha para dar um maior poderio ofensivo à turma de Jorge Jesus. Uma exibição ao lado do craque argentino.

Zizo

Quem viu o jogo de hoje, certamente há-de ter deixado escapar a presença de Zizo. O egípcio andou desaparecido durante os 90 minutos, sem nunca criar oportunidades de perigo para a sua equipa. A nível da qualidade de passe, o médio deixou também muito a desejar, falhando muitos (dos poucos) passes que fez durante o jogo de hoje. Para além de não rematar à baliza foi também incapaz de se superiorizar nos duelos físicos. Um jogo apático do egípcio, que porém já demonstrou rasgos de qualidade, nomeadamente na partida frente ao Estoril, onde apontou um dos golos da equipa minhota.