Braga volta a vestir-se de branco para receber a Noite Branca, de 1 a 3 de setembro. O evento que pinta a cidade e todos os visitantes começa hoje em grande, com concertos de Áurea e Mariza. Os três dias vão ser também marcados por teatros, exposições, visitas guiadas gratuitas a museus, entre outras oportunidades culturais.

A Noite Branca começa este ano às 18h de sexta-feira, e prolonga-se até às 20h de domingo. No Palco Principal, vão actuar Mariza, Áurea, Seu Jorge e DJ Ride, mas não será só no Palco Principal que estarão as atenções. Este ano, o Palco gnration@ regressa com grandes artistas da música moderna nacional e internacional, como os Orelha Negra, Factory Floor e Evian Christ. Além dos palcos na rua, também o Salão Nobre do Theatro Circo e a Blackbox do Gnration abrem as portas para receber os KILLIMANJARO e White Haus na primeira sala, e os bracarenses Grandfather’s House na segunda.

As ruas do Centro Histórico bracarense encher-se-ão de ritmo para aguentar “a noite”, que se vai tornando mais preenchida a cada edição. E se edições anteriores mostraram alguma coisa, é que a festa será para durar noite dentro. Laserfield, no Jardim de Santa Bárbara, é uma das instalações que promete um espetáculo multissensorial, juntando lasers, som e fumo, e estende-se até às 2h de sábado. Niagara, no palco gnration@, é outro concerto que se vai esticar até depois das 3h de sábado para animar o público.

O Mosteiro de Tibães é um dos museus que abre as suas portas ao público, proporcionando desde visitas guiadas, passando por teatros de marionetas, e surpreendendo com um concerto de música eletrónica ambiental de Frederico Dinis. Além do Mosteiro, também a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a Casa dos Crivos, o Museu Nogueira da Silva, a galeria do Gnration, entre muitos outros espaços, apresentam exposições, instalações artísticas e atividades para os mais pequenos.

Quem não apanhar os concertos e exposições nas salas de Braga, e só passam a pé nas tardes solarengas deste fim-de-semana, vão poder apanhar também o Braga Urban Market na Avenida de Liberdade, no sábado, e muita animação de rua. “Peach”, um teatro centrado no “clown burlesco”, e “Mimo’s Street Parade”, são alguns dos teatros de rua que vão passear pelo centro histórico.

A Noite Branca, que se realiza desde 2012, conta com mais espetáculos a cada ano, e uma crescente diversidade cultural. O “dresscode” é simples: vir de branco, e pintar a cidade com os restantes milhares de visitantes. Para mais informações sobre o programa, pode consultar o site noitebrancabraga.com.