Rui Vieira de Castro é o único candidato ao cargo de reitor da Universidade do Minho. A candidatura do professor catedrático foi ontem admitida pela Comissão Eleitoral.

A Comissão Eleitoral concluiu que a candidatura de Rui Manuel Costa Vieira de Castro “preenche os requisitos legalmente exigidos”, pelo que se encontra “formalmente instituída”. Oficialmente, a candidatura é provisória, esclarecendo a Comissão Eleitoral que a mesma será admitida “definitivamente” no próximo dia 2 de Outubro.

Vieira de Castro pode desde já contar com o apoio do actual reitor, António Cunha.

Aos 60 anos, o professor catedrático do Instituto de Educação está sozinho na corrida ao cargo de maior relevo da universidade, depois de um mandato como vice-reitor para a Investigação e Ensino — 2009 a 2013 — e de um mandato, incompleto, como vice-reitor para a Educação — de 2013 a Janeiro de 2017.

Numa entrevista ao ComUM em Março deste ano, a propósito das eleições para o Conselho Geral, o professor, natural de Guimarães, não fechava a porta a uma candidatura à reitoria. Apenas disse que “oportunamente” se pronunciaria sobre o assunto.

O novo reitor será eleito a 24 de Outubro.