Os minhotos superaram categoricamente aquele que seria talvez o desafio mais complicado na fase de grupos da Liga Europa: fazer um bom resultado frente a um clube alemão motivadíssimo e embalado por bons resultados. Nos dois jogos que antecederam esta partida europeia, o Hoffenheim ganhou um amigável por 18-0 contra o modesto Friedrichshagener SV e venceram, em casa, o Bayern de Munique, por 2-0. A vítima seguinte deste clube treinado por Julian Nagelsmann, de 30 anos, seria à partida o SC Braga… Mas os guerreiros do Minho quiseram que a história fosse diferente.

O Hoffenheim começou melhor, demonstrando um grande poderio ofensivo desde os minutos inicias. Essa pressão atacante por parte dos alemães acabou por resultar no primeiro golo para a equipa da casa. Decorria o 23º minuto de jogo, quando Karedabek deu um aviso, ao rematar com estrondo à barra. No minuto seguinte, o checo fez o cruzamento para Sandro Wagner, que à “boca da baliza”, cabeceou isolado para o 1-0.

Vendo-se em vantagem, a turma alemã pensava ter o controlo do encontro. As oportunidades de perigo apenas negadas por um brilhante Matheus transmitiam ainda mais confiança ao Hoffeinheim. Confiança essa que acabou por se provar excessiva. Os minhotos, apesar de continuarem a sofrer algumas situações de perigo, continuaram a luta à procura do resultado.

Antes do final da primeira metade, os minhotos conseguiram a recompensa pela persistência. Ricardo Esgaio cruzou para a área e João Carlos Teixeira, com um belo golpe de cabeça, fez o 1-1 no marcador. Golaço de cabeça do médio emprestado pelo FC Porto, muito importante no sucesso e na criação de jogo bracarenses neste encontro.

A segunda parte trouxe um SC Braga ainda mais aguerrido e um Hoffenheim que teimava em apresentar o seu melhor futebol. Os comandados de Abel Ferreira recomeçaram a partida a todo o gás e chegaram à vantagem ao minuto 50. Assim como João Carlos Teixeira, o avançado Dyego Sousa conseguiu juntar um golo a uma boa exibição. Este tento foi a “cereja no topo do bolo”, no dia do seu próprio aniversário.

Até ao apito final, o SC Braga soube astutamente manter a vantagem no marcador. Uma bola na trave aos 89 minutos ainda serviu para assustar os corações bracarenses, mas os “Gverreiros do Minho” conseguiram sair vitoriosos da Rhein-Neckar-Arena.

O próximo jogo dos minhotos será também de emoções fortes, com o Vitória SC a deslocar-se ao Estádio Municipal de Braga no próximo domingo, dia 17. O dérbi minhoto tem início marcado para as 20h15.