Numa reedição da final do playoff do ano passado, o SC Braga/AAUM defrontou o Sporting CP e perdeu por 1-4. Os minhotos ainda estiveram a vencer, mas os leões conseguiram a reviravolta no encontro.

Na conferência de imprensa antes da partida, o pivot bracarense Cássio reconheceu o valor dos adversários: “É um jogo difícil. Toda a gente conhece o Sporting, são uma das quatro melhores equipas do mundo”.

Apesar do elevado grau de dificuldade do jogo, o treinador de guarda-redes Luís Silva mostrava-se confiante: “Vamos tentar minimizar o poderio do Sporting e ganhar o jogo.

Apesar da confiança em alto, o Sporting CP entrava para esta partida com o estatuto de favorito, assumindo a posse de bola nos minutos iniciais. No entanto, contra a maré do jogo, foi o emblema bracarense a abrir o marcador. Aos dois minutos de jogo, o guarda-redes sportinguista Marcão saiu com a bola até ao meio-campo adversário e, depois de rematar a bola contra um jogador bracarense, Marinho aproveitou o ressalto e atirou de longe para o fundo das redes. Estava assim feito o primeiro golo do encontro.

O Sporting procurava a reação e aos oito minutos a bola não entrou por pouco. Uma bela jogada da formação leonina, que viu o poste substituir Vasco Ribeiro. Contudo, o golo do empate estaria para chegar. Livre à entrada da área bracarense e Varela a bater o guardião minhoto.

Com o SC Braga/AAUM a reagir muito lentamente e já com cinco faltas cometidas, os lisboetas fizeram a reviravolta. Canto batido à esquerda por Deo e, de primeira, Dieguinho faz o 1-2. O intervalo chegou com os visitantes a liderar o marcador.

Com uma entrada mais forte na segunda parte, os “Gverreiros do Minho” tentaram chegar ao golo por várias vezes. Como quem não marca sofre, à passagem do minuto 27, Dieguinho surge sozinho nas costas da defesa e bisa na partida. O Sporting vencia por duas bolas de vantagem e continuava a fazer por isso.

Sem ideias de jogo, os bracarenses acabariam por sofrer mais um golo. Erro defensivo da equipa caseira, passe de Dieguinho e, com a baliza aberta, Cavinato fez o quarto golo. Até ao final, Paulo Tavares apostou no guarda-redes avançado, mas sem o sucesso esperado. O resultado final fixou-se em 1-4 a favor do Sporting CP.

A formação de Paulo Tavares perde assim pela primeira vez nesta temporada, enquanto a equipa lisboeta alcança a quarta vitória consecutiva. Com sete pontos, os minhotos descem para a quinta posição. Na próxima jornada, o SC Braga/AAUM visita os Leões de Porto Salvo e o Sporting CP recebe o SL Benfica.

Texto: Daniel Monteiro e Afonso Vaz