Terminou ontem a quarta edição do Suave Fest em Guimarães. Os Sensible Soccers deram o concerto mais concorrido da edição deste ano. A noite dedicada à música eletrónica contou ainda com os Máquina del Amor e SURMA.
Entraram em palco vestidos com camisolas de gola alta vermelha, não fosse essa a cor do amor e não fossem eles os Máquina del Amor. A banda bracarense abriu assim a terceira noite no Largo da Misericórdia. A plateia um pouco vazia e dispersa de inicio foi ganhando forma à medida que o concerto avançava e mais gente chegava ao Largo.
O conjunto composto por elementos de bandas como os Smix Smox Smux e Peixe: Avião não falou muito. Focaram-se em tocar as suas músicas com batidas fortes, guitarras carregas e sonoridade progressiva. Falaram uma única vez no final do concerto para agradecer a presença do público que retribuiu o agradecimento.
Débora Umbelino, surgiu em palco rodeada por instrumentos, pedais e loop stations. A leiriense veio ao Suave Fest cheia de boa disposição apresentar o seu projeto de one-woman-band, SURMA, com álbum previsto para outubo.
Tocou com um sorriso enorme no rosto e um encanto no olhar. Entre as canções (e sem nunca largar o sorriso de orelha a orelha) dirigia-se à audiência para incentivar a dança e diversão e agradecer a amabilidade do público vimaranense. Mas foi o público minhoto que agradeceu a amabilidade e simpatia da artista. Pela plateia ouvia-se: “Que fofa”, “Ela é tão querida” e “Que doce”. Contudo não foi só a personalidade radiante de Débora que rendeu o público. Canções como Lo-Fi, Maasai, YSSY e Hemma soltaram uma aura de descontração brilhante da plateia que dançava embalada pela voz, samples, loops e cordas da artista.
O largo da Misericórdia encheu-se para ouvir aquele que foi o concerto mais esperado da quarta edição do Suave Fest. Os Sensible Soccers chegaram ligeiramente atrasados mas nem isso impediu o público de esperar ansiosamente pela banda. Mal soou a primeira nota, soltaram-se logo pés de dança pela plateia. O público vibrava com os sons da banda de Vila do Conde que no final foi saudada com longo e fortes aplausos.
Foi com “sala cheia” e sorrisos nas caras que encerrou a quarta edição do Suave Fest. O festival organizado pela Associação Convívio trouxe três noites cheias de música nacional ao centro histórico de Guimarães. “Foram três noites fantásticas. Até para o ano.”, declarou o porta voz da organização.