A quarta edição do Suave Fest continuou ontem a dar música ao centro de Guimarães. O concerto dos leirienses Nice Weather for Ducks era o mais esperado da noite dedicada ao indie pop que contou ainda com LINCE e Ditch Days.
Sofia Ribeiro, teclista dos extintos We Trust, trouxe à sua terra-natal “Drops”, primeiro EP a solo da cantora como LINCE. Quando a vimaranense se apresentou em palco e tomou o lugar em frente ao teclado, o público ainda estava disperso pelo Largo da Misericórdia. Mas as canções synthpop e a voz melodiosa da cantora provaram ser um verdadeiro íman, que não demorou a atrair mais espetadores. “Costumo tocar de olhos fechados e é ótimo abri-los e ter esta surpresa de ter mais gente a ver”, referiu a artista a meio do espetáculo.
Foi com Call me Home, um dos primeiros dois singles, revelados por LINCE que o espetáculo arrancou. Em Earth Space, Sofia Ribeiro incentivou a dança “As minhas músicas são calminhas mas esta dá para dançar”. A voz da artista da “casa” encantou por completo os presentes que agradeceram à cantora com longos aplausos.
Os lisboetas Ditch Days abriram com um cover dream-pop da Redbone de Childish Gambino. Seguiram-se as músicas em nome próprio como The Days are Just Packed, Nostalgia e Melbourne retiradas do álbum de estreia “Liquid Springs” editado em setembro do ano passado. A onda dream-pop descontraída da banda de Lisboa extravasou para o público que dançava descontraidamente ao som da música.
Naquela que foi a sua estreia a tocar em Guimarães, os Ditch Days não temeram a audiência vimaranense. Entre as músicas, a boa-disposição e o humor relaxado da banda dominavam. Brincaram com os novos óculos do baixista e elogiaram o concerto de LINCE com um trocadilho “Música assim está em vias de extinção. Entendem porque linces”. Não faltaram também rasgados elogios à cidade e público Minhotos e ainda se desculparam por terem pedido imperiais invés de finos, em especial a um elemento do público que ficou “particularmente ofendido”.
Com o Largo da Misericórdia bem preenchido eis que aparecem os Nice Weather For Ducks. A banda de Leira chegou e fez muito bem aquilo que lhes era esperado. Músicas como Back to the Future, Marigold e Sand by the Sea renderam de imediato o público que dançava e cantava os refrões com a banda. Os leirienses apresentaram-se muito bem-dispostos, incentivaram a dança e agradeceram à cidade e ao público. Na hora da despedida referiram: “Esta é a última, mas tem dez minutos pode ser?”. Com os dez minutos acabados levanta-se uma forte chuva de aplausos e mesmo com a banda já fora de palco ainda se ouviam elementos da plateia a cantar o refrão da música 2012.
Numa noite mais fresca que a anterior só temos a agradecer à música do Suave Fest por nos manter quentinhos. O festival termina hoje com concertos dos Máquina del Amor, Surma e Sensible Soccers.