Arrancou ontem a quarta edição do Suave Fest em Guimarães. Na noite reservada ao rock minhoto coube aos vimaranenses Smartini e aos bracarenses Bed Legs estrearam o palco do festival.
Pouco passava das dez da noite quando os Smartini subiram ao palco do Suave fest. A banda originária das Caldas das Taipas trouxe o seu “Liquid Peace” para um concerto com muita energia. À medida se avançava no alinhamento, mais pessoas chegavam ao largo Misericórdia para ouvir o indie rock dos vimaranenses cujo espetáculo culminou num momento contagiante de noise rock experimental onde as guitarras carregadas de efeitos eram arranhadas por baquetas.
Naquela que é sua estreia no festival, os Bed Legs deram continuação à noite. Com uma plateia um pouco mais cheia que os precedentes, a banda bracarense entrou em palco e começou a fazer o que melhor sabe: “rockar”. As canções mexidas e a incansável e magnética personalidade de palco de Fernando Fernandes são a receita perfeita para não deixar o público indiferente. A plateia depressa se libertou para abanar a cabeça, dançar com a música e até tentar começar um pequeno mosh. Entre as malhas houve tempo para elogiar a cidade-berço e até brincar com a rivalidade que existe entre as duas grandes cidades minhota: “Somos de Braga, mas estamos aqui juntos. Somos irmãos. Juntos sempre” dizia Helder Azevedo. No fim da atuação, a banda bracarense foi premiada com fortes aplausos do público rendido ao rock do quinteto.
O Suave Fest continua hoje no centro de Guimarães com LINCE, Ditch Days e Nice Weather for Ducks.