A Agere anunciou, esta semana, a intenção de atribuir um “crédito na fatura” aos bracarenses afetados pelos incêndios de 15 de outubro. Segundo Rui Morais, administrador executivo da empresa, a medida pretende evitar o prejuízo de particulares e empresas que “prestaram um serviço público e evitaram danos maiores”, utilizando a própria água para apagar as chamas.
Rui Morais explicou, em declarações à Lusa, que “o crédito será igual ao consumo excedente à média verificada”. Segundo dados da Agere (Águas, Efluentes e Resíduos de Braga), o consumo médio de água aumentou, nesse domingo, cerca de 600 mil litros.
Por este motivo, a Agere “está solidária com todos os munícipes das freguesias mais afetadas [Tenões, Nogueiró, Fraião, Lamaçães, Espinho e Este São Pedro]” e procederá, em articulação com a Câmara Municipal, “ao crédito do consumo de água excedente e das respetivas taxas”.
Para usufruir da medida, os interessados deverão preencher o formulário disponibilizado no site da Agere (www.agere.pt).