António Paisana foi o nome escolhido para ocupar o lugar de administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), que até aqui era de Carlos Silva. Numa nota emitida pelo gabinete do reitor esta escolha baseia-se na “experiência e perfil profissional evidenciados pelo seu currículo”.
O ex-provedor do estudante é atualmente professor associado do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia. Em declarações à RUM, o novo administrador dos SASUM afirma que é uma honra continuar a lutar pela defesa dos estudantes e que “o cargo vem no seguimento de outros que foram ocupados na vida académica”.
António Paisana será a partir desta quinta-feira o responsável pelos SASUM, mas admite que “algumas estratégias poderão ter um enfoque diferente”. Assume este novo projeto com “um estilo de liderança diferente” embora reconheça que “a estrutura e orgânica dos SASUM está consolidada.”
O novo administrador não fala ainda em medidas, preferindo dar ênfase a uma atuação transversal baseada “nas melhores condições tanto financeiras como ao nível dos serviços para que os estudantes tenham um bom desempenho ao longo do seu percurso académico”.
Com 53 anos, António Vieira Paisano diz estar entusiasmado com o desafio, essencialmente porque “a ação social representa um papel muito importante na vida dos estudantes.”