Uma start-up portuguesa pretende que os cidadãos consigam cooperar com o poder local. Para isso, criou a aplicação móvel “JuntarAJunta”, através da qual qualquer pessoa pode enviar sugestões aos autarcas, de forma ilimitada e sobre variados assuntos.
Com a aplicação, disponível para sistemas Android e iOS, um cidadão poderá ser um agente ativo no próprio programa eleitoral dos presidentes da sua junta. As sugestões submetidas na aplicação serão depois reencaminhadas para autarquia.
Rute Maia, colaboradora do projeto, diz que a “JuntarAJunta” é “uma app inovadora que pretende fomentar a cidadania ativa e dar voz aos cidadãos”. A aplicação “funciona como uma rede social que liga os cidadãos ao poder local. O objetivo é que juntas de freguesia e cidadãos fortaleçam laços e tenham mais uma possibilidade de diálogo, aproximando o cidadão comum do poder local”, concretiza.
Os eleitores apenas têm de enviar as sugestões que gostariam de ver incluídas no programa eleitoral logo na primeira semana após a tomada de posse.
Rute Maia conta que “a ideia de criar esta aplicação surgiu quando o CEO [da start-up que criou a app], Ricardo Carvalho, se deparou com a dificuldade em ser ouvido pelo poder local a fim de resolver um problema pessoal”.
Para além de sugerir ideias à autarquia, a aplicação informa o utilizador sobre as notícias da sua freguesia.
Rute Maia disse ainda ao ComUM: “Temos em mente que uma comunidade unida gera prosperidade. Por isso, a nossa missão é criar comunidades mais ativas e conscientes. Daí o nome “JuntarAJunta”. Queremos juntar as pessoas e tirar o melhor partido das comunidades locais”, sintetiza.
A aplicação é universal: “A ‘JuntarAJunta’ destina-se a todo e qualquer cidadão e pode ser usada em qualquer ponto de Portugal, mesmo que o utilizador queira enviar uma intervenção numa freguesia que não a sua”. Além disso, a sua utilização é gratuita, sendo apenas necessário um registo do utilizador.
Até agora, a avaliação (que qualquer utilizador pode fazer na loja virtual de onde descarrega a aplicação) é positiva. “Neste momento, temos mais de 1.500 utilizadores. Em ambas as lojas [App Store e Google Play] temos uma classificação global superior a quatro estrelas”.