Alexandre Monteiro – nome por detrás do projeto Weatherman – subiu ao palco quarenta minutos depois das dez e meia. Do outro lado, pouco mais de meia dúzia de pessoas espalhavam-se pela sala de concertos do Sé La Vie. “Encarem isto como um concerto privado”, folgou o artista do Porto que, apesar da fraca adesão, tocou e conquistou os presentes num espetáculo muito intimista.
Sentado ao piano e com uma guitarra à esquerda, Alexandre tocou sozinho as suas canções que respiram a pop britânica nos anos 60 e o britpop da década 90. Pela noite de Weatherman no Sé La Vie ouviram-se êxitos como “Ice” e “One Of These Days” (retirados do quarto álbum “Eyeglasses For The Masses”), “It Took Me So Long” e também o mais recente single “Oh Cat“, lançado em março deste ano. Para a quinta canção trocou o piano pela guitarra. “Se tiverem alguma special request podem pedir”, brincou antes de engatar os primeiros acordes da “Summer Dream”.
Mas não foram só as músicas de Weatherman que passaram pelo espaço no largo da Sé. “Para a semana vai haver um anúncio importante das agências espaciais”, disse Weatherman, possivelmente referindo-se ao anúncio de ondas gravitacionais da próxima segunda-feira, dia 16 de outubro. E nisto, carrega nas teclas do piano elétrico e começa a tocar um cover da “Life on Mars” de David Bowie.
Apesar do público pouco numeroso, Alexandre Monteiro não desanimou. Tocou com muito sentimento nas teclas do piano e as suas músicas foram sempre aplaudidas pelos oito elementos da plateia e até pelo técnico de som do espaço. Quando o concerto chegou ao fim foi “Kappa”, o técnico, o primeiro a pedir mais músicas. “Toca mais uma ou duas. Duas: uma para o técnico, outra para o público”, disse “Kappa” entre risos. Weatherman dedicou-lhe então “Calling All Monkeys”.
Quando a canção acabou, Alexandre agradeceu timidamente. Quando se preparava para sair de palco, o público pediu mais uma canção. “O pessoal está a gostar, ainda ninguém foi embora”, disse um dos espectadores. Weatherman encerrou, então, o concerto com mais uma música que foi recebida com longos aplausos dos oito espetadores, mais o técnico.