O campeonato nacional de hóquei em patins está de volta este sábado, com o OC Barcelos novamente presente na competição. Depois de na época passada ter atingido o melhor resultado desde há três anos, a equipa procura continuar a surpreender na classificação final.

Em 2014/2015, acabou em sexto lugar, com 46 pontos. Em 2015/2016, subiu uma posição na tabela classificativa, embora tenha ficado um ponto abaixo do registo alcançado na época anterior.

Já na última temporada manteve o quinto lugar, mas atingiu a melhor pontuação: 48 pontos, apenas a quatro do Sporting CP.

Nesta nova época, o caminho começou com a Elite Cup, uma competição que contou com os oitos melhores classificados do campeonato da última temporada. Dos três jogos que disputou, apenas venceu um.

No entanto, foi possível destacar um novo jogador: João Almeida, chegado do AD Valongo, marcou dois golos em três partidas.

Além desta nova aposta do clube de Barcelos, entraram também Pedro Silva, Afonso Lima (equipa sub-20) e dois atletas de clubes italianos: Juan José “Juanjo” López (Cremona Hockey) e Mário “Marinho” Rodrigues (Follonica).

No que diz respeito às saídas, abandonaram o clube Luís Querido, Reinaldo Ventura, Miguel Vieira “Vieirinha” e Álvaro Morais “Alvarinho”. No entanto, a saída mais marcante foi a do guarda-redes João Pereira “Ginho”, uma vez que anunciou o fim da carreira.

Para além das entradas e saídas, há também aqueles que renovaram o seu vínculo ao clube, como Hugo Costa, Zé Pedro, Rúben Sousa “Rubinho” e João “Joca” Guimarães.

No que diz respeito às provas oficiais, o grupo comandado por Paulo Pereira disputou no passado fim-de-semana a Taça Continental, a primeira competição internacional da nova temporada.

Na Final Four realizada em Viareggio, Itália, o OC Barcelos, que conquistou as duas últimas edições da Taça CERS, foi eliminado pela UD Oliveirense nas meias-finais. A formação de Oliveira de Azeméis perdeu na final com os espanhóis do Réus.

O primeiro desafio dos minhotos, a nível do campeonato nacional, é em casa frente ao HC Turquel, este sábado. O objetivo nesta competição continua a ser o mesmo: superar os resultados conquistados na época passada.