A segunda noite da Receção ao Caloiro teve como cabeça de cartaz Quim das Remisturas. O músico trouxe animação e ritmo ao Multiusos de Guimarães, numa noite marcada também pela atuação dos grupos culturais da Universidade do Minho. O estreante revelou-se expectante com o publico que iria encontrar depois de um feedback favorável acerca da Academia Minhota.

Nas palavras de Ana Leão, aluna do 2º ano de Direito, a noite “juntou o melhor de dois mundos”.  Por um lado, “o espírito académico em torno das tunas” e, por outro, o lado “mais festivo” ao som do Quim das Remisturas.

Em entrevista ao ComUM, o DJ elevou as expectativas ao máximo para aquela que seria a sua estreia em solo vimaranense.

Porque que é que decidiu iniciar um projeto deste género?

Quim das Remisturas: O projeto surgiu de uma forma muito natural. Eu já produzia há algum tempo, mas houve um momento que eu decidi fazer uma pausa de produção. Nessa altura, estava a experimentar umas misturas quando surgiu ‘Watch Out For This’, dos Major Lazer, com outra música do Tony Carreira e pus isso no SoundCloud. Passado um dia ou dois, teve um boom muito grande, com 20 a 30 mil visualizações. Continuei a fazer esse estilo de música até que algum pessoal, que já era meu amigo e que fazia parte de produtoras, começou a chamar-me para tocar e a partir daí fui sempre crescendo.

Quais são os objetivos deste projeto?

Quim das Remisturas: Inicialmente, era uma coisa muito abstrata. Agora é bom ver que o pessoal que não está bem integrado com música eletrónica, ao ouvir as misturas com a música popular portuguesa,  gostam do resultado final. Sem querer criar um conceito anti-dj, quero fazer com que o pessoal lide com outra perspetiva estereotipada daquele DJ de set de sempre.

Acha o público universitário homogéneo ou nota diferenças de universidade para universidade?

Quim das Remisturas: O pessoal mais do norte e interior está mais recetivo a um certo tipo de música do que o resto. Depois o pessoal acaba por se surpreender na mesma. Sinto que aqui as pessoas dão um apoio diferente que não haverá noutros sítios. Mas isso é uma primeira instância. O Minho é ótimo.

Quais são as expectativas para esta noite?

Quim das Remisturas: As expectativas estão muito altas. Espero que o pessoal esteja à vontade, reaja bem e que se sinta confortável com o que acontecer. Vai ser um mistério, duas horas de mistério.

O artista afirmou, ainda, não ter nenhuma fonte de inspiração e que o seu trabalho é fruto de “horas de pesquisa e tortura musical”. Em relação ao público minhoto, caracterizou-o como um publico “firme no que toca a ser festivaleiro”. Quim das Resmisturas pediu ainda aos estudantes para que continuassem com esse espírito, “porque Minho é Minho”.

Daniela Soares, Márcia Arcipreste